NOTÍCIAS



12/12/2023

Grupo Supply Service acumula mais de 30 anos de atividades focadas na preservação do meio ambiente



Grupo que atua no programa Descarte Consciente Abrafiltros e tem no DNA a questão da preservação ambiental, já contribuiu para a reciclagem de mais de 36 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo.

Está no DNA da nossa empresa a reciclagem, a recuperação, a reutilização e a questão da preservação ambiental. Sempre haverá demanda de algo para se reciclar. Isto não tem volta. Começou com os resíduos perigosos, mas está vindo o entendimento de que tudo que se coloca na rua, quem colocou, vai buscar de volta. O governo vai ficar com a obrigação só do orgânico domiciliar. Foi o que afirmou David Siqueira de Andrade, diretor-presidente do Grupo Supply Service, no quarto episódio do videocast “Conversa com o Associado”, transmitido no canal do YouTube da ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso.

Segundo Siqueira, no início, a logística reversa focava em produtos perigosos, que causavam danos ao meio ambiente, quando descartados de forma inadequada, como óleo, frascos vazios de defensivos agrícolas, lâmpadas, medicamentos vencidos, embalagens de produtos químicos. “O objetivo da logística reversa é tirar estes produtos do aterro e dar uma destinação ambientalmente adequada”, disse. 

Citou que o óleo é altamente prejudicial ao meio ambiente e o frasco vazio por mais que se escorra não sai totalmente, bem como o filtro também é objeto de logística reversa em alguns estados. “No entanto, muito antes de ser contemplado pela logística reversa, a Abrafiltros, por meio de seu presidente João Moura e do vice-presidente Helmult Hermann Zschieschang, à época, tomaram providências e se anteciparam à legislação. Entraram em contato comigo, iniciando as conversações sobre a possiblidade de fazer a logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, já que impacta o meio ambiente”, comentou Siqueira. 
Assim, foi começando a ser desenhado o programa Descarte Consciente Abrafiltros, considerando também as experiências do Grupo Supply Service com outros programas de logística reversa. “Hoje, atuamos no programa fazendo a coleta dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, a separação e tratamento dos resíduos - metal, elemento filtrante e óleo”, explicou Siqueira.

Atualmente, 30 caminhões rodam uma média de 125 mil km por mês para realizar a coleta de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, estados em que o programa está implementado. A coleta é realizada em 4.918 pontos em 358 municípios, em concessionárias, centros automotivos e oficinas. Pontos crescentes, que todos os anos vão aumentando. “Por isso, há um planejamento, realizado juntamente com a equipe de gestão do programa para cumprirmos as metas estipuladas. O contato entre o Grupo Supply Service e a Abrafiltros é diário”, ressaltou. Demonstrando a complexidade da operação, Siqueira diz que há diversas questões a serem avaliadas no trajeto dos caminhões, como rodízio, restrições de tamanho, veículos específicos para estrada, de grandes municípios, mas com o planejamento funciona perfeitamente. Quando a coleta é realizada já é feita a pesagem, informando remotamente para o programa e, agora, a Abrafiltros está disponibilizando um sistema, dando acesso aos números totais do programa aos órgãos governamentais. 

Segundo Siqueira, hoje, o programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo é um exemplo não só no Brasil, mas internacionalmente. “Tivemos a grata satisfação de termos sido convidados para apresentar o modelo de gestão de logística reversa da Abrafiltros em alguns países”, afirmou.

“Mais de 36 milhões de filtros foram reciclados em 11 anos de programa e sem o apoio e expertise do Grupo Supply Service não conseguiríamos. É um trabalho em conjunto, com uma parceria forte”, comentou o entrevistador do Conversa com Associado, Adriano Bonazio, gerente de comunicação e marketing da Abrafiltros, lembrando que a cada implantação em novo estado, o processo é aberto para que outras empresas apresentem propostas e o Grupo Supply Service sempre alcança todos os requisitos necessários para atender o programa. “Com a Abrafiltros, conseguimos propor, somos ouvidos e nos deixam testar. Muitas vezes, as empresas nos mandam programas já idealizados e  não possuem a vivência. A logística reversa não é mero transporte, é diferente”, disse.

Siqueira destacou que, hoje, é preciso pensar no custo da devolução e em materiais mais sustentáveis. “A Abrafiltros faz essa intermediação junto aos fabricantes de filtros sobre o eco design, refil, reutilizáveis”, disse.

A importância da Abrafiltros como entidade setorial – “Somos consultados constantemente por empresas para fazermos logística reversa. Os empresários têm até bom entendimento, pois recebem dos órgãos ambientais todo procedimento para fazer a logística reversa. Mas, sempre aconselhamos a procurar alguma entidade que já esteja fazendo a logística reversa porque o gerenciamento é muito trabalhoso e a responsabilidade é muito grande. Não compensa fazer isoladamente”, alertou Siqueira, acrescentando que, ao gerenciar com muita competência o programa de logística reversa, com suas inúmeras demandas, inclusive, com centenas de e-mails, reuniões, respostas ao governo, a Abrafiltros dá tranquilidade aos associados. “Aconselho as empresas do setor que ainda não aderiram ao Descarte Consciente Abrafiltros, participem, e as que estão no programa permaneçam porque é muito bom trabalhar com esta associação”, concluiu. 

Um pouco da história do Grupo Supply Service – Com curso em química, Siqueira, antes de montar o grupo Supply Service, atuou em empresa que fazia matérias primas para lubrificantes, montou sociedade no RJ, para produzir matérias primas para lubrificantes industriais, por 10 anos e só depois conseguiu incentivos junto à Prefeitura de Tapiraí, e montou a sua própria empresa. Inicialmente, denominada Química Industrial Supply, a empresa cresceu, tornando-se o Grupo Supply Service, com 10 empresas, instaladas em diferentes estados, com mais de 600 colaboradores. 
“Iniciamos com o tratamento das emulsões aquosas de óleo solúvel, aquela água com óleo utilizada na fabricação de peças. Oferecíamos este tratamento externo, pegávamos a água com cerca de 10% de óleo, retirava o óleo, mas o óleo não era suficiente para pagar o serviço, transporte, tratamento, a reciclagem do produto não remunera o todo. Por isso, no começo não era bem visto e os empresários não se interessavam”, comentou. Mas, de acordo com Siqueira, na Europa, a legislação estava ficando mais restrita e as empresas precisavam fazer o tratamento, descobriram então que manter essa grande área, necessária para o tratamento na empresa, era muito caro e tiveram de buscar alternativas. Começaram a trazer esta preocupação com a questão ambiental para suas filiais, os primeiros clientes do grupo. 

O óleo gerado fez com que, desde o início, o grupo Supply Service procurasse se adequar junto à ANP para fazer o rerrefino. “Na nossa empresa não há destinação de produtos para fazer o trabalho fora. Tudo é feito internamente”, disse.

O grupo não atua mais só com resíduos perigosos. Em Tapiraí/SP, por exemplo, a coleta seletiva vai para Supply Service fazer a triagem, a destinação adequada e a valorização dos materiais. “Já aumentamos em 50% a vida útil do aterro da cidade”, disse.

Sobre as perspectivas do grupo, disse que a sociedade está voltada à preservação do Planeta. Nunca se viu tantas ações voltadas à redução de emissões de poluentes, a usar menos os recursos naturais, até mesmo à diminuição de ruídos. “É ampla a busca não só por melhores formas de viver, mas também respeitar o próximo e sem o meio ambiente não existe seres humanos”, comentou.

Segundo Siqueira, há diversas iniciativas, como reciclagem, 5S, 3R, ISO da qualidade e do meio ambiente, Compliance e Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD, tudo voltado para a sociedade e o ambiente. Hoje, há também o ESG - sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. “Está no DNA da nossa empresa a reciclagem, a recuperação, reutilização e da questão ambiental e sempre teremos demanda de algo. Isto não tem volta. Começou com os resíduos perigosos, mas vem o entendimento de que tudo que se colocou na rua, quem colocou, vai buscar de volta. O governo vai ficar com a obrigação só do orgânico domiciliar”, finalizou. 

Atualmente, o Grupo Supply Service, que conta com mais de 30 anos, possui unidades em Tapiraí/SP, em São José dos Pinhais/PR, em Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Itaboraí/RJ e algumas unidades de coletas, como no Espírito Santo. “Crescemos de acordo com o mercado”, disse.

Para assistir a entrevista na íntegra, acesse: https://youtu.be/pwcKdVvBP8Y.
Para mais informações do Grupo Supply Service: www.supplyservice.com.br 

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
prodaja stanova pik smrtovnice avaz knjige cvijece blumen horoskop kalkulator online

associados