NOTÍCIAS

Wega Motors comemora 15 anos de Brasil

29/3/2017


No Brasil desde 2002 e foco total na reposição, a marca prevê investimentos contínuos no país e espera crescer 13,5% em 2017.

A Wega Motors Brasil está comemorando 15 anos, com forte presença no mercado de reposição da América Latina. A empresa, de origem argentina, é especializada na produção de filtros automotivos, e comercialização de velas de ignição e velas aquecedoras para as linhas leve, pesada, moto e agrícola, com aplicação em veículos nacionais e importados.

Com área de 38.000 m² na cidade de Itajaí, Santa Catarina, a unidade agrega a Diretoria, as áreas Administrativas e de TI, os Laboratórios de testes e desenvolvimento além do Centro de Distribuição e Logística. Em São Paulo, o escritório comercial une as áreas Comercial, Marketing, Assistência Técnica, Treinamento e Serviços de Suporte ao Cliente.

Com investimentos constantes em tecnologia de ponta e qualidade, a empresa possui certificação ISO 9001, garantindo que todos os produtos sejam desenvolvidos dentro dos mais rigorosos padrões exigidos mundialmente. 

A Wega destaca-se pela sua pró-atividade no mercado de reposição, acompanhando os lançamentos, disponibilizando rapidamente para o mercado o novo item. Atualmente a empresa possui mais de 1900 itens, com mais de 38 mil aplicações para veículos nacionais e importados. 

Engajada e afiliada ao programa Descarte Consciente da ABRAFILTROS, a empresa demonstra sua constante preocupação com o meio ambiente e saúde, produzindo filtros que protejam os motores automotivos e contribuam com a economia de combustível e na redução da emissão dos poluentes na atmosfera.

Empenhada também em passar informação para o consumidor de forma rápida e precisa, a empresa conta com catálogo on-line, disponível para consulta diretamente no www.wegamotors.com, catálogo eletrônico offline e ainda, o aplicativo gratuito para smartphones com sistemas Android e IOs.

“Temos a mais completa linha de produtos da América Latina, resultado da nossa constante busca para oferecer ao reparador o que há de melhor em variedade e qualidade. Nosso empenho vai além, com equipes de representantes atuantes em todo território nacional, além de promovermos treinamentos técnicos para os aplicadores por todo o Brasil. Que venham muitos outros anos de sucesso! Estamos preparados!”, declara Cesar Costa, Diretor Comercial da empresa.

SOBRE A WEGA MOTORS
“A Wega Motors é uma marca pertencente ao Grupo Argentino R. Neto S.A, fundada em 1969 por Rafael Neto. Localizada em Buenos Aires, a empresa possui três plantas industriais em solo argentino. Suas modernas instalações produzem uma ampla gama de produtos de autopeças voltadas ao mercado de reposição para a Linha Leve e Pesada.

A empresa é certificada em Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001, versão 2000, pelo BVQI - Bureau Veritas Certification, cujo alcance se estende à fabricação e comercialização de filtros de óleo, ar e combustível, peças e acessórios. Em 2017 ainda, a empresa também será contemplada com a certificação ISO TS.

Em 2002 iniciou sua operação comercial no Brasil, em Recife - Pernambuco, e em setembro de 2005 mudou-se para sede própria em Santa Catarina, com área total de 38.000 m².
Tem como foco principal consolidar-se como uma marca líder de qualidade internacional para o mercado de reposição, mantendo sua linha como a mais completa de filtros da América Latina.

Com visão no futuro, a Wega tem uma relação sólida e duradoura com o Brasil, reforçando sempre seu espírito inovador de criar oportunidades para o presente e para as futuras gerações.



Assessoria de Imprensa

MANN-FILTER apresenta mais de 59 lançamentos para linha leve

28/3/2017

A MANN-FILTER, uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL, a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, apresenta ao mercado 59 novos lançamentos de filtros para linha leve de veículos nacionais e importados. Ao todo, modelos de 13 montadoras serão beneficiados com os novos elementos filtrantes do ar, do combustível, do ar condicionado e do óleo.
 

Hyundai, BMW, Audi, Suzuki, Fiat, Peugeot, Mercedes-Benz, Renault, Land Rover, Volvo, Toyota e Jeep são as montadoras com modelos que serão atendidos pelos lançamentos da MANN-FILTER. Entre os destaques dos novos elementos da companhia, o elemento filtrante de combustível PU7005 para FIAT TORO 2.0 Diesel (01/06-) e JEEP: Renegade 2.0 M-JET (03/15-); os elementos filtrantes de óleo HU6002Z para AUDI: A3 1.8 16VTFSI (01/12-) e A3 2.0 TFSI (11/15-); A4 1.8 16V(02/15-); Q5 2.0 TFSI quattro (09/09-), HU711/6Z para os modelos MB: A 200 Style (04/13-); C 180 1.6 16V (03/14-); C 200 (03/14-); C 250 (05/14- ); CLA 200 1.6 16V (01/14-); GLA 200 1.6 16V (09/14-) e HU8006z para o modelo JEEP: Renegade 2.0 M-JET (03/15-).
 

“O número de veículos importados na frota brasileira aumentou consideravelmente nos últimos anos. Hoje temos uma gama completa para atender às mais diversas montadoras”, afirma Pedro Ortolan, Diretor de Vendas Marketing e Reposição da MANN+HUMMEL Brasil.


SOBRE A MANN+HUMMEL Brasil
 

A MANN-FILTER é uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL,a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem.  A empresa desenvolve filtros automotivos do ar, óleo, combustível e cabine para veículos leves e pesados e industriais. Localizada em uma área de 120 mil m², em Indaiatuba, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo MANN+HUMMEL fora da Europa. Além disso, outras duas unidades estão instaladas no País, uma em Betim/MG e outra Manaus/AM. A companhia, de origem alemã, foi fundada no Brasil em 1954, e conta com aproximadamente 1.000 colaboradores.
 

Sobre o Grupo MANN+HUMMEL

O Grupo MANN+HUMMEL é o maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, bem como parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para as indústrias internacionais de engenharia automotiva e mecânica. Com um quadro de 16.000 funcionários em cerca de 60 locais de representação em todo o mundo, a empresa alcançou um volume de negócios de cerca de 3 bilhões de euros em 2016 (números preliminares). Com a aquisição da marca WIX FILTERS, foram acrescentados 4.500 funcionários de cerca de 10 locais e 800 milhões de volume de negócios. O portfólio de produtos do grupo inclui sistemas de filtragem do ar, sistemas de aspiração, sistemas de filtragem de líquidos, filtros de cabine e componentes plásticos bem como elementos filtrantes para a manutenção de veículos automotivos. Para aplicações de engenharia geral, engenharia de processos e aplicações industriais, a gama de produtos inclui filtros industriais, filtros de membrana para filtragem da água. Outras informações sobre a MANN+HUMMEL disponíveis em http://www.mann-hummel.com

Fonte: Assessoria de Imprensa

Seminário mostra exemplos de empresas para melhorar a produtividade

24/3/2017

Se você quer ouvir especialistas de empresas falando sobre como contornar a crise e aumentar a produtividade, venha para o 3º Seminário de Produtividade Industrial, que será realizado no dia 25 de abril, em São Paulo, no Espaço Franklyn Covey, Rua Flórida, 1.568, próximo à Av. Berrini. “O Seminário de Produtividade é uma oportunidade única para os participantes conhecerem casos reais de como grandes indústrias têm feito para conseguir um aumento contínuo da produtividade”, afirma Paulo Mendes, dono da BCN Treinamentos, organizadora do evento.

Estarão presentes pela manhã Roberto Camanho, professor e supervisor do Laboratório de Produtividade da ESPM/SP, com a palestra “Produtividade na Revolução Industrial 4.0: Gestão das Conversas”; Felipe Votto, diretor do Centro de Distribuição da Avon, e Alfredo Schwarz, diretor de Excelência Operacional para o South Market Group da Avon explicando como “A cultura organizacional transformou a produtividade no maior CD da Avon no mundo – Case Avon”; José de Carlos do Nascimento, gerente sênior de Gestão da Qualidade Powertrain da Mercedes-Benz do Brasil, abordará os “Fatores essenciais na produtividade industrial – Case Powertrain Mercedes-Benz”.

À tarde, Wagner Lima, gerente de Qualidade e Melhoria Contínua na Siemens, apontará “Os desafios e fatores de sucesso da produtividade na visão da Siemens – Case Siemens”; Wladimir Constante, vice-presidente executivo da área de operações Brasil da Alexander Proudfoot, estará “Identificando oportunidades para impactar a produtividade na indústria”; e Fábio Montanari Boni, diretor industrial da Tecfil, fabricante de filtros automotivos, falará sobre o “Aumento da produtividade com a Gestão da Informação no chão de fábrica – Case Tecfil”. 


Fonte: Assessoria de Imprensa

Aprimoramento da Gestão através da Cultura da Melhoria Contínua é tema de palestra da Abrafiltros

22/3/2017


Palestra acontece dia 23 de março (quinta-feira), no auditório da sede da Abrafiltros, em Santo André/SP.

A Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais, promoverá no dia 23 de março, a palestra "Aprimoramento da Gestão através da Cultura da Melhoria Contínua", no auditório do Centro Empresarial Pereira Barreto, em Santo André/SP, na sede da entidade, que será pela empresa Sigma Lean Consultoria. "A melhoria dos resultados passa consequentemente pela melhoria de processos e pessoas. Esta palestra nos ensinará os principais pontos para buscar a excelência operacional", afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

O objetivo e foco da palestra será demonstrar a importância da aplicação da melhoria contínua como ferramenta de Gestão, e a evolução de seus resultados. 

A palestra, que faz do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2017, será oferecida, gratuitamente a associados e convidados pela empresa Sigma Lean Consultoria, após as Reuniões Ordinárias da associação, e terá duração aproximada de uma hora. 
Novas palestras serão programadas até dezembro, que serão divulgadas oportunamente.  

Serviço:
CICLO DE PALESTRAS ABRAFILTROS 2017
Palestra: Aprimoramento da Gestão através da Cultura da Melhoria Contínua
Palestrante: empresa Sigma Lean Consultoria
Data:        23/03/2017 (quinta-feira)
Horário:  11h00 às 12h00
Local: AUDITÓRIO - CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO
Av. Pereira Barreto, 1395 - Bairro Paraíso - Santo André (SP)

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais - reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Tecfil comemora ser a marca de filtros mais lembrada e comprada do mercado, nos exatos 64 anos de existência

22/3/2017


A Tecfil tem muito o que comemorar. Exatamente no dia 20 de março de 1953 era fundada a Sociedade Industrial Importadora e Exportadora Tecfil S.A., no Brás. 64 anos depois, com gestão da terceira geração da família, a empresa é a maior fabricante de filtros automotivos da América Latina e tem produtos nas linhas automotiva, motos e máquinas/agrícolas. Com cerca de 1.300 colaboradores, especializou-se no segmento, é referência no mercado e líder em reposição automotiva. É composta por dois centros fabris em Guarulhos, São Paulo, e um centro de distribuição, que juntos têm a área total de 118.000 m². Exporta para mais de 25 países.

Mas, as comemorações não param por aí. Em época de conquista de espaço no mercado e de concorrência acirrada, ter a empresa em destaque entre o público-alvo é uma grande conquista. A Tecfil celebra, também, ser a marca mais lembrada (Share of Mind) e comprada (Share of Market) do mercado de filtros.

A pesquisa “Marcas Preferidas” foi realizada pelo instituto CINAU (Centro de Inteligência Automotiva) em conjunto com o Jornal Oficina Brasil e envolveu reparadores de todo o Brasil. “É uma forma de atestar que as estratégias do nosso marketing em conjunto com o nosso comercial estão alinhadas e no caminho certo”, afirma Simone Minhoto Queiroz, Supervisora de Marketing da Tecfil.

E o trabalho continua. A empresa está em constante busca de atuação e de novos recursos e ideias inovadoras para que os filtros da Tecfil cada vez mais conquiste um lugar de destaque na memória do consumidor - o que equivale a um bom posicionamento da marca – e também se mantenha como o mais comprado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Convocação para a Reunião Abrafiltros dia 23/03/2017

20/3/2017

Prezados Senhores Associados,

Convocamos todos os associados e integrantes da Diretoria para a reunião da ABRAFILTROS a realizar-se dia 23/03/2017 (quinta-feira), conforme abaixo: 

Reunião Ordinária Abrafiltros – Março/2017

Data:  23/03/2017 - (quinta-feira)

Programação Abrafiltros: 

1ª 09h00 às 10h00: Reunião CSFI – Câmara Setorial Filtros Industriais 

2ª 10h00 às 11h00: Reunião CSFA – Câmara Setorial Filtros Automotivos 

3ª 11h00  às 12h00: Palestra: “Aprimoramento da Gestão através da Cultura da Melhoria Contínua”, ministrada pela empresa Sigma Lean Consultoria.

Local:  AUDITÓRIO - CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO

Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André – São Paulo – Brasil - 09190-610

Tel.: 11-4083-8901 - http://www.cepb.com.br 

Solicitamos a gentileza de confirmar presença até o dia 21/03/2017, através do e-mail secretaria@abrafiltros.org.br, para que possamos adequar o espaço em nosso local de reunião.


Acesso:  Acesso ao estacionamento pela Rua Itaquera, 432 parte de trás do Centro Empresarial.
Mapa do local: https://goo.gl/maps/9RUFt

 

Scania cria série comemorativa aos 60 anos de Brasil

17/3/2017

A Scania começa a vender a Edição Especial 60 Anos dos caminhões R 440 (6x2, 6x4 e 8x2) e R 480 (6x4), das versões Highline e Streamline. A pintura azul e as faixas laterais remetem ao Scania 113, um dos modelos icônicos no Brasil para a fabricante sueca. A série limitada traz faróis de xênon e geladeira como itens de série e opcionais como rodas de alumínio polido, painel de instrumentos colorido, mais volante e assentos de couro.

A montadora oferece condições diferenciadas de financiamento, com entrada parcelada em até 12 vezes (limitada a 30%) e taxa de 1,29% ao mês. O seguro recebe desconto de 5%. Os caminhões têm três anos de garantia com o programa de manutenção Standard (que inclui revisões previstas, trocas de óleo, filtros em geral e lubrificações específicas).

O aniversário de 60 anos da Scania ocorre em junho e a empresa vem programando ações e eventos dentro e fora da unidade de São Bernardo do Campo. “A fábrica que temos aqui é um espelho da matriz, na Suécia, e a única além dela que produz o veículo completo, com todos os componentes”, afirma o diretor-geral da Scania do Brasil, Roberto Barral.

Fonte: Automotive Business

Abrafiltros entrega Certificados de Filiação 2017

16/3/2017


Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, entregou aos representantes das empresas associadas o Certificado de Filiação 2017, em reunião realizada no dia 23 de fevereiro, no auditório da sede da entidade em Santo André/SP.

“A união das empresas associadas é fundamental para que a Abrafiltros possa trabalhar em prol do desenvolvimento do setor de filtragem industrial e automotiva. Os projetos elaborados pela entidade são frutos das demandas dos associados e do interesse de grupo. Unidos podemos ter um setor mais forte e promissor”, afirmou João Moura, presidente da entidade, agradecendo a participação de todos.

Receberam a certificação as seguintes empresas, presentes à reunião: Cummins Filtros, DBD Filtros/Laffi Filtration, Donaldson do Brasil, Hydac Tecnologia, L3ppm Publicidade Propaganda e Marketing, Mahle Metal Leve, Mazola Ambiental, Seineca Automotive, Supply Service, Sigma Lean Consultoria, Sogefi-Fram e a Camfil Latinoamerica, entregue durante visita ao associado. No total, a Abrafiltros possui 39 associados e as demais empresas receberão os certificados por correio.

O sr. Helmut Zschieschang, Vice-presidente do segmento Industrial, recebeu o Certificado de Sócio Honorário pelos relevantes trabalhos e contribuição permanente ao desenvolvimento da associação e do mercado de filtros.

Em 2016, a entidade desenvolveu diversas ações buscando avanços no mercado de filtração, entre elas, trabalhos jurídicos e tributários relacionados à classificação fiscal, apoio e participação em feiras do segmento, workshop na área de filtros industriais e ciclo de palestras. Atendendo a legislação ambiental, elaborou o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, em 2012, e vem cumprindo as metas estabelecidas nos estados onde está implantado – São Paulo, Paraná e Espírito Santo. No geral, em 2016, foram reciclados mais de 2,3 milhões de filtros. Desde o início, o programa alcançou a expressiva marca de mais de 7 milhões de filtros reciclados.

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.


Fonte: Verso Assessoria de Imprensa

Lançamentos Kolbenschmidt (KS) para a linha pesada

16/3/2017

A Kolbenschmidt (KS) disponibilizou novos produtos para o mercado de reposição na linha de buchas, filtros e pistão com anel que atendem montadoras como Mercedes-Benz, Volkswagen, Agrale, Iveco e Scania.

 KS.141_

Os lançamentos que atendem os veículos Mercedes-Benz são bucha do balancim para os motores OM 447 LA e OM 449 A/LA; filtro de ar para as aplicações OM 364 A/LA, OM 612 LA, OM 904 LA e OM 924 LA; e ainda filtro de óleo para o motor OM 457 LA.

 

Para a linha Volkswagen os novos produtos são bucha de biela e pistão com anel que atendem os motores D 08 34, D 08 34 190, D 08 34 230, D 08 34 260, D 08 36 260 e D 08 36 280; e filtro de combustível aplicado nos motores MWM 4.12 TCE, 4.12 TCAE, 6.12 TCA, 6.12 TCE e Cummins ISC-E.

 

Para Iveco, os lançamentos de filtro de combustível atendem o motor Cursor 13 e filtro de óleo as aplicações Cursor 13 e Cursor 8, que equipam os veículos Stralis, EuroCargo, EuroMover, EuroTech e EuroTrakker.

 

Já para Scania os novos filtros de combustível são aplicados nos motores DC9. DC11, DC12, DC13, DC16 e DT12; e na Agrale equipam os motores MWM 4.10 TCA, 4.10T e 4.12.

 

 

* Os produtos da marca KOLBENSCHMIDT (KS), Pierburg e BF são comercializados no mercado brasileiro de reposição pela MS Motorservice Brazil, divisão da Rheinmetall Automotive responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.

Talita C. Peres – Gerente de Marketing – talita.peres@br.kspg.com – (19) 3484-1312


Fonte: Verso Assessoria de Imprensa


Ciclo de Palestras Abrafiltros 2017 - 23/03/2017

16/3/2017


Prezado,

Com o objetivo de ampliar conhecimentos e promover o debate acerca de temas de interesse da atualidade, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem o prazer de convidá-la a participar do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2017.

A primeira palestra de 2017 será no dia 23 de março (quinta-feira), com o tema “Aprimoramento da Gestão através da Cultura da Melhoria Contínua”, ministrada pela empresa Sigma Lean Consultoria.

O objetivo e foco da palestra será demonstrar a importância da aplicação da melhoria contínua como ferramenta de Gestão e a evolução de seus resultados.

Inscrição:

http://abrafiltros.org.br/inscricao.asp

Manutenção correta do filtro do combustível gera economia para o veículo

16/3/2017

Componente protege o motor de partículas indesejadas e garante melhor desempenho ao veículo

Ele não está visível a olho nu, porém tem uma enorme importância para manter o automóvel com um bom desempenho e longe de problemas técnicos. O filtro do combustível deve estar entre as prioridades na manutenção de um carro, já que ele atua com o objetivo de proteger o sistema de injeção e o motor contra partículas, água e outros resíduos que se encontram no tanque e/ou no combustível, que futuramente podem prejudicar o funcionamento do veículo.

Com isso, André Causs, Desenvolvimento de produtos WIX FILTERS Brasil, uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL, a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, orienta o consumidor a prestar atenção na hora da manutenção do filtro do combustível e ressalta os problemas que podem ser causados caso isso não ocorra.

A recomendação para troca do filtro do combustível é que seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo, e se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. “Pensando em um carro modelo popular, o conserto desses itens pode variar de R$300 à R$450, além do tempo que o veículo fica parado. Trocar o filtro do combustível pode custar menos que a revisão completa do sistema; além de ser uma economia de quase 85%, a vida útil do motor aumenta com a manutenção feita em dia”, explica.

Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível. Quando isso ocorre, o motor passa a puxar mais ar que combustível e, com isso, o motorista é obrigado a acelerar mais, aumentando o consumo de combustível. “O preço do combustível tem variado muito e não ter a manutenção em dia pode pesar no dia a dia do consumidor que abastece o carro com frequência”.

Causs ressalta a importância de realizar a troca de acordo com o manual do fabricante e optando sempre por produtos fabricados inteiramente com plástico de qualidade, uma vez que peças metálicas neste item ficam corroídas pelo combustível, jogando ferrugem no sistema do motor.

A WIX FILTERS acompanha a tendência do mercado em entregar mais desempenho com baixo consumo de combustível, garantindo assim veículos limpos e seguros ao consumidor. Esse resultado é conquistado quando o filtro do combustível corresponde ao projeto da montadora e trabalha em conjunto com o motor para ser mais limpo e eficiente. Para os veículos flex, a atenção está para o incentivo ao uso do etanol, combustível mais limpo e que entrega mais potência ao motor. “Destacamos o uso de componentes plásticos que não oxidam dentro do filtro e evitam problemas durante a filtragem”, afirma Causs.



SOBRE A WIX Filters Brasil

A WIX Filters é uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL, a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem. Fundada em 1939 nos EUA, a WIX foi uma das primeiras empresas do mundo a entender que os motores simplesmente não funcionam muito tempo sem óleo limpo. Durante sua história, a WIX tem impulsionado a inovação de produtos – o mais famoso é o filtro do óleo blindado, um projeto que foi inventado e patenteado em 1954 e, posteriormente, tornou-se o padrão em todo o mundo. Com sua matriz em Gastonia, N.C., nos EUA, a WIX fabrica filtros para todas as aplicações, desde o carro para uso famíliar até os equipamentos pesados usados em construção.

Em 2016, a WIX veio para complementar o portfólio da MANN+HUMMEL, agregando todo seu conhecimento e tradição.A união das duas empresas pode fortalecerá ainda mais ambas as marcas e recomendar o melhor para os apaixonados por motores.

Sobre o Grupo MANN+HUMMEL


O Grupo MANN+HUMMEL é o maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, bem como parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para as indústrias internacionais de engenharia automotiva e mecânica. Com um quadro de 16.000 funcionários em cerca de 60 locais de representação em todo o mundo, a empresa alcançou um volume de negócios de cerca de 3 bilhões de euros em 2015. Com a aquisição da marca WIX Filters, foram acrescentados 4.500 funcionários de cerca de 10 locais e 900 milhões de volume de negócios. O portfólio de produtos do grupo inclui sistemas de filtragem do ar, sistemas de aspiração, sistemas de filtragem de líquidos, filtros de cabine e componentes plásticos bem como elementos filtrantes para a manutenção de veículos automotivos. Para aplicações de engenharia geral, engenharia de processos e aplicações industriais, a gama de produtos inclui filtros industriais, filtros de membrana para filtragem da água e sistemas de filtragem. Outras informações sobre a MANN+HUMMEL disponíveis em http://www.mann-hummel.com.


Fonte:  www.maxpress.com.br 

Como os filtros podem deixar meu maquinário agrícola mais eficiente?

13/3/2017

Esse questionamento é feito diariamente por produtores e proprietários de tratores, caminhões e outros tipos de máquinas agrícolas na hora de fazer o balanço de gastos do equipamento. Os filtros são componentes vitais e que, se não cuidados de maneira adequada, podem influenciar na perda de desempenho do equipamento. Ao comparar o valor da troca dos filtros desse maquinário com custo dos dias que o equipamento fica parado por falta de manutenção, a diferença é infinitamente menor, já que uma máquina parada em época de colheita pode gerar prejuízos ao produtor. 

Com isso, a resposta para a pergunta desse artigo é simples, direta e objetiva: manutenção adequada com produtos de qualidade e desenvolvidos com tecnologia de ponta. Entretanto, com algumas orientações.

Sabemos que os equipamentos agrícolas são expostos a condições severas de trabalho, e como estas máquinas executam suas atividades muitas vezes paradas em um mesmo lugar, tal atitude diminui o tempo de vida dos filtros. A manutenção dos componentes de uso agrícola contribuem para a preservação de caminhões, tratores, colheitadeiras e outros equipamentos pesados presentes no meio rural. Os filtros auxiliam na retenção de entrada de poeira, entre outras partículas indesejadas, filtrando o ar/óleo/combustível do motor e até o ar na cabine do condutor.

Esses itens são de vital importância para evitar a perda de potência, desgaste prematuro e até mesmo o travamento dos motores. Os principais benefícios são o aumento da vida útil do equipamento, redução de custos com manutenções por falta da substituição dos filtros e preservação da potência do equipamento. Os sistemas funcionam por meio de dispositivos com elementos filtrantes, produzidos com celulose, que filtram o óleo/ar/combustível e impedem a passagem de partículas para dentro do motor. Quando estão saturados fazem com que o motor perca a potência chegando até a parar. E no caso do filtro do óleo uma válvula de segurança irá se abrir devido a saturação e haverá passagem de agentes contaminantes, o que danifica o motor. Por este motivo devem ser trocados sempre respeitando a orientação do manual do fabricante. 

A manutenção adequada, além de melhorar o desempenho do maquinário, é fundamental para o meio ambiente. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), tratores agrícolas e colheitadeiras a diesel comercializadas no Brasil serão equipadas com motores menos poluentes a partir deste ano. A redução da emissão de poluentes atmosféricos é bastante significativa, podendo chegar a 85% de redução na emissão de particulados e até 75% na emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), que são prejudiciais à saúde humana. Portanto, além de produtividade, o produtor rural ganha pontos por ajudar o planeta com uma produção sustentável.

Uma das maiores dificuldades na manutenção de equipamentos agrícolas, como tratores e colheitadeiras, é a restrição de deslocamento. Pela lei, estes veículos pesados somente podem trafegar por estradas e vias públicas com emplacamento, o que significa pagamento de tributos como o IPVA, ou transportados em cima de caminhões, o que aumenta o custo do produtor, que muitas vezes opta por não emplacar e arrisca-se a levar uma multa para evitar o gasto com o reboque.

Mas o que uma parte dos produtores não leva em consideração, é que existe a possibilidade de realizar manutenções básicas no próprio local onde o equipamento opera. O procedimento é prático, útil e pode ser executado por qualquer pessoa com um treinamento adequado. Isso gera uma economia de tempo significativa para o produtor.

Portanto, seguindo as premissas de utilizar produtos de tecnologia e realizar as manutenções adequadas, o proprietário consegue, além de economizar tempo, aumentar a vida útil do equipamento agrícola, a produtividade e contribuir para cuidar do meio ambiente. Essas são as melhores atitudes para deixar a máquina mais eficiente e evitar custos excessivos ao produtor rural.

*Formado em Engenharia de Produção mecânica, André Gonçalves atua no segmento automotivo desde 2003, tendo iniciado na MANN+HUMMEL Brasil em 2005, onde já atuou como Engenheiro de Produto no seguimento agrícola. Atualmente, ocupa o cargo de Consultor Técnico do departamento de Aftermarket na empresa.

SOBRE A MANN+HUMMEL Brasil

A MANN-FILTER é uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL,a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem. A empresa desenvolve filtros automotivos do ar, óleo, combustível e cabine para veículos leves e pesados e industriais. Localizada em uma área de 120 mil m², em Indaiatuba, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo MANN+HUMMEL fora da Europa. Além disso, outras duas unidades estão instaladas no País, uma em Betim/MG e outra Manaus/AM. A companhia, de origem alemã, foi fundada no Brasil em 1954, e conta com aproximadamente 1.000 colaboradores.

Sobre o Grupo MANN+HUMMEL
O Grupo MANN+HUMMEL é o maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, bem como parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para as indústrias internacionais de engenharia automotiva e mecânica. Com um quadro de 16.000 funcionários em cerca de 60 locais de representação em todo o mundo, a empresa alcançou um volume de negócios de cerca de 3 bilhões de euros em 2016 (números preliminares). Com a aquisição da marca WIX FILTERS, foram acrescentados 4.500 funcionários de cerca de 10 locais e 800 milhões de volume de negócios. O portfólio de produtos do grupo inclui sistemas de filtragem do ar, sistemas de aspiração, sistemas de filtragem de líquidos, filtros de cabine e componentes plásticos bem como elementos filtrantes para a manutenção de veículos automotivos. Para aplicações de engenharia geral, engenharia de processos e aplicações industriais, a gama de produtos inclui filtros industriais, filtros de membrana para filtragem da água. Outras informações sobre a MANN+HUMMEL disponíveis em http://www.mann-hummel.com


Por André Gonçalves*, consultor técnico da MANN-FILTER



Fonte:  www.maxpress.com.br 

AGENDA ABRAFILTROS 2016

Programe-se para as próximas reuniões da Abrafiltros

abr

19


mai

18


jun

22


jul

20


.........................................................


ASSOCIADOS

Conheça nossos associados