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11/28/2023

ASPR, referência em gestão empresarial, apoia inovação e transformação digital



Empresa, que atua na área de BPO contábil e financeiro, faz auditoria e consultoria, é especializada em serviços profissionais ao middle market corporativo, e está inserida no Movimento Brasil Digital para Todos, que apoia a inovação e a transformação digital.

O terceiro episódio do videocast “Conversa com o Associado”, transmitido no canal do YouTube da ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso traz Ary Silveira Bueno, Diretor Fundador e Paulo Rogério Magri, Diretor da ASPR, apresentando a história, os serviços, os desafios e as perspectivas da ASPR, que conta, atualmente, com 31 anos de existência e experiência em auditoria, consultoria, serviços contábeis e financeiros, atendendo, especialmente, o middle market corporativo, mas  também grandes organizações, nacionais e estrangeiras e startups. “Durante a nossa trajetória, fizemos conexões empreendedoras, eficazes e produtivas, iniciando com uma importante conexão com uma das grandes de auditoria e consultoria. Outras conexões foram chegando, com nossa equipe sempre dando muita ênfase à contabilidade gerencial, após se fazer uma boa contabilidade financeira e societária”, comentou Bueno, ressaltando que as conexões internacionais também foram e são muito importantes, pois dão know-how à ASPR. Destacou trabalhos de consultoria para empresas estrangeiras que querem investir no Brasil.

Efeito menos traumático da pandemia na ASPR - Segundo o diretor fundador, desde a criação da empresa, em 1992, ocorreram muitas experiências de trabalho relevantes e marcantes. “Por isso, quando veio a pandemia, estávamos mais preparados do que a média das empresas, especialmente, do nosso segmento, foi menos traumático para a ASPR. Destaque para o trabalho voluntário de conexão com o Instituto Brasil Digital e o seu Movimento Brasil Digital para Todos, que a Abrafiltros também é parceira. Por conta da inovação aberta, temos a aproximação com startups e com grandes empresas”. 

Instituto Brasil Digital / Movimento Brasil Digital para Todos – Bueno, que também é Vice-presidente do Instituto Brasil Digital, explicou que o Movimento Brasil Digital para Todos é uma das iniciativas do Instituto, que tem como fundador e presidente Francisco Soeltl e como Presidente do Conselho Deliberativo o Professor Gustavo Donato, Reitor da FEI, que também é Presidente do Conselho Superior do Movimento.  “O propósito é ambicioso – ajudar a promover o Brasil a protagonista global na inovação e transformação digital, alinhado a ESG”, afirmou Bueno, acrescentando que são realizadas diversas conexões no que chamam de hélice quádrupla – academias, empresas, governos (federal, estaduais e municipais) e organizações da sociedade, como é o caso da Abrafiltros.

Falou que a ASPR vive momento novo, inserida na transformação digital, inovação e no empreendedorismo inovador, ajudando a fazer um pouco de escola, disseminação e fomento a tudo isto, inclusive, ajudando o Brasil Digital a estabelecer a Lei nº 14.533/2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital – PNED. 

Comentou sobre outra recente e importante conexão empreendedora, a realizada com a LGK – Gestão & Governança – FDC - Fundação Dom Cabral. “Hoje, temos um convênio e juntos com a LGK levamos às médias empresas os produtos e serviços da FDC, sétima principal escola de negócios do mundo, que também tem convênio com a Abrafiltros”, ressaltou.

Magri destacou que novas ferramentas surgem a cada três, quatro meses, as empresas estão desenvolvendo novos softwares e aplicativos numa grande velocidade, que garantem conformidade na área fiscal e contábil. “É impressionante, a todo o momento, implantamos uma ferramenta nova”, disse. Também tem a questão da inteligência artificial, que reduz a intervenção humana, especialmente, nas microempresas e microempreendedores individuais. Bueno acrescentou: “Ocorrerá concentração no nosso segmento, pois requer capital e pessoas cada vez mais especializadas e engajadas. Mas, todas estas ações viabilizarão as condições para continuarmos ser competitivos e estarmos na vanguarda no segmento e levarmos isto aos clientes”, comentou.

Valores e profissionais da ASPR também garantem sucesso da empresa - Magri destacou também outras questões relevantes para o sucesso da empresa. “Nos últimos anos, procuramos trabalhar ainda mais o desenvolvimento das pessoas, especialmente, pela transformação digital, fator relevante para empresas de todos os segmentos. As empresas precisam da tecnologia para entregar seus produtos e serviços com excelência”, afirmou. Segundo o diretor, a empresa incentiva muito a participação dos profissionais em cursos, palestras, e convenções para as pessoas se desenvolverem, não só treinamento hard skills, mas também soft skills, e não descuidam do ambiente de trabalho saudável, com eventos que acolham as pessoas. A empresa tem como cultura a transferência de conhecimento entre os profissionais. Bueno lembrou que, quando lecionou na Fundação Santo André por cerca de 30 anos, aproximadamente cinco centenas de alunos passaram pela ASPR e depois foram para o mercado.

A sigla ASPR remete a valores. “Integridade, ética e transparência são valores tradicionais, que são inegociáveis e inalienáveis a uma empresa”, ressaltou Bueno. Explicou que a sigla ASPR veio de quatro palavras que vinculam outros valores aos já tradicionais – Acreditar, Superar, Perseverar e Reciclar, este último tem relação direta com a educação continuada, o “lifelong learning” – o estudo permanente. 

Hoje, 55 pessoas fazem parte da empresa - 4 sócios e 51 profissionais. Magri está mais próximo do operacional e áreas de auditoria e consultoria. Uma sócia se dedica aos serviços contábeis e fiscais - a controladoria; e outra sócia, cuida da equipe que faz folha de pagamento e gestão de pessoas internas. Há uma profissional que coordena os serviços financeiros, e tem ainda uma área denominada Sucesso do Cliente, que antes era conhecida como Compliance. Praticamente, todos trabalham full-time em home office. “Confiando na equipe, durante a pandemia, percebemos que é possível a equipe trabalhar em home office. Hoje, no escritório, temos mais momentos de descontração, onde nos relacionamos com as pessoas, com muita troca de informações e experiências”, disse Magri.

O papel da Abrafiltros – “A Abrafiltros é uma associação que trabalha de forma estruturada, conta com produtos e serviços relevantes, como o Descarte Consciente Abrafiltros, programa de logística reversa para filtros do óleo lubrificante automotivo, que é essencial para o mercado, organizações, não só para o segmento de filtros, vai além até o ESG”, afirmou. Pontuou também outras ações, como a de trazer especialistas para debater diversos temas.

Perspectivas da ASPR – Bueno disse que continuarão acompanhando a reforma tributária com expectativa, inclusive, opinando e escrevendo semanalmente textos sobre este tema e outros para alimentar o blog da empresa.
Para 2024, disse que está fechando todo o planejamento, com novas ferramentas, muito pelas conexões mais recentes, como com a LGK, os avanços das trocas com a Abrafiltros, outras associações e com o Instituto Brasil Digital. Assim, continuará, se tudo correr bem, tendo a ASPR sustentação financeira e a sempre busca da perenidade.

Para assistir o terceiro episódio na íntegra, basta acessar o link https://youtu.be/orrx6M5XD-g, aproveite para se inscrever no canal do YouTube da Abrafiltros.
 
Os interessados em saber mais sobre a ASPR: https://www.aspr.com.br/.
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
www.versoassessoriadeimprensa.com.br 
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