NOTÍCIAS



8/15/2023

Logística Reversa e os impactos no mercado de filtros automotivos é tema de videocast da Abrafiltros



Desde 2012, mais de 34 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo já foram reciclados no programa Descarte Consciente Abrafiltros nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Ao celebrar os 11 anos em julho de 2023, do programa Descarte Consciente Abrafiltros, sistema de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, abordou no quinto episódio do videocast Abra Talks, o tema “Logística reversa no Brasil e os Impactos no Mercado de Filtros”, com os convidados João Moura, presidente executivo da Abrafiltros, Marco Antônio Simon, gestor de projetos da Abrafiltros e David Siqueira de Andrade, diretor-presidente do Grupo Supply Service. 

“Desde a fundação, em 2006, a Abrafiltros já tinha grande preocupação com a sustentabilidade, questão sempre abordada em reuniões e grupos de trabalho. Com a chegada da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, seguida pela regulamentação no Estado de São Paulo que incluiu os filtros do óleo lubrificante automotivo, tivemos a oportunidade de elaborar o projeto de logística reversa e levar para avaliação dos associados”, explica Moura, ressaltando que o sucesso do Descarte Consciente Abrafiltros só foi possível devido à união e à importância dos fabricantes e detentores de marcas próprias de filtros em todo o processo de implantação do programa, bem como também pelo apoio da CETESB, de toda equipe da associação, e da atuação do Bruno Covas e equipe da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo na época, e do Grupo Supply Service, que ajudou também com o conhecimento sobre o tema e documentações necessárias. Destacou ainda palavras-chave que contribuíram para a consolidação do programa, como consenso, interesse de grupo e a questão da marca própria. 

Durante a videocast, os entrevistados falaram sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, em 2010, que não abordava os filtros automotivos, e o programa Descarte Consciente Abrafiltros, implantado em 2012 no Estado de São Paulo, seu funcionamento, principais momentos e desafios nos 11 anos do programa, os avanços da tecnologia na logística reversa, dicas para iniciantes na logística reversa, entre outros assuntos. 

Um pouco de história e números expressivos do Descarte Consciente Abrafiltros - Inicialmente, 15 empresas mostraram interesse em participar do programa e 13 acabaram assinando o Termo de Compromisso em São Paulo, que foi o primeiro estado a regulamentar a logística reversa para filtro usado do óleo lubrificante automotivo, com a Resolução SMA 024, de 2010, substituída pela SMA 038 em 2011. “Não foi fácil trabalhar objetivos comuns, a sinergia e fazer com que todas as empresas seguissem os interesses do grupo. A Secretaria do Meio Ambiente ficou surpresa com agilidade que a Abrafiltros conseguiu implantar o programa e considera a conscientização do setor e o trabalho de união das empresas participantes, o grande mérito para o sucesso do programa”, afirmou Simon. 

O projeto-piloto foi implantado em julho de 2012, em São Paulo, mas o Termo de Compromisso foi assinado somente em dezembro do mesmo ano. “No início, o grupo Supply Service coletava 10 toneladas por mês, com previsão inicial de 10 municípios, aí fomos aumentando. Cumprimos a meta anual nos seis meses da operação, pelo comprometimento do setor”, comentou o gestor. 

Siqueira disse que, apesar do Grupo Supply Service ter experiência com logística reversa em outros setores, muito foi aprendido durante o projeto-piloto, como dimensionamento de contêiner para coleta, houve evolução para máquinas mais adequadas ao processo de reciclagem dos filtros, entre outros. “Hoje, o filtro é triturado, é feita a separação do metal do elemento filtrante e do óleo lubrificante usado contaminado (OLUC). Em seguida, o metal contaminado com óleo, não é aceito pela indústria siderúrgica, por isso é lavado e descontaminado. O óleo removido é recuperado junto com o que está contido no filtro – o OLUC (óleo lubrificante usado contaminado) que segue para rerrefino na própria Supply, uma das 11 rerrefinadoras do País. O elemento filtrante é enviado às cimenteiras e usado como combustível para gerar calor, enquanto as cinzas são incorporadas ao clínquer e se transformam em cimento”, explicou o executivo do grupo Supply Service sobre o processo de reciclagem dos filtros.

Atualmente, 33 empresas participam do programa em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, Estados que regulamentaram a logística reversa para o setor até o momento. “No primeiro ano do programa em São Paulo, reciclamos 357 mil filtros, hoje, 516 mil filtros por mês”, comentou Simon. Desde 2012, já foram ultrapassados 34 milhões de filtros reciclados nos quatro estados onde o programa está implantado.

No estado de SP, são atendidos 194 municípios; no Paraná, 64; no Espírito Santo, 37; e no Mato Grosso do Sul, 63. “A média mensal de filtros usados do óleo lubrificante automotivo coletada é de 110 toneladas em SP, 35 toneladas no PR, 27 toneladas no ES e 23 toneladas no MS, totalizando mais de 190 toneladas por mês”, enfatizou Siqueira, do grupo Supply Service.

Dicas sobre logística reversa – Siqueira indicou a todos assistirem o videocast na TV Filtros sobre o tema no link: https://www.youtube.com/watch?v=vHYFnYYnJGI,  pois nele há todos os agentes e envolvidos no processo de implementação de um programa de logística reversa. Indicou também procurar uma associação de classe, sindicato ou entidade, ligados ao setor de atuação, e, caso não tenha, sugeriu criar uma. “É impraticável, caro, fazer a logística reversa sozinho”, disse. 

Simon compartilha com a ideia sobre a importância de procurar uma associação ou uma similar, caso não haja, para pelo menos fazer benchmark, ter um modelo do que está sendo feito. Recomendou mapear o setor, conhecer muito bem o mercado e o ciclo de vida do produto. “Nosso programa é visto como o de melhor custo-benefício para que uma empresa do setor de filtros automotivos possa cumprir a legislação de logística reversa”, disse Simon.
Moura destacou que a necessidade faz o homem construir. “A necessidade leva os seres humanos a criar e produzir, é um ciclo, e, quando se tem a sorte de reunir pessoas voltadas ao interesse de grupo, vai ficando mais fácil”, comentou.

Avanços da tecnologia e futuro – Sobre os avanços da tecnologia no setor de logística reversa, Simon ressaltou que é um movimento que está acontecendo nos órgãos governamentais de São Paulo e Paraná, especialmente, pois implantaram plataformas digitais para envio de relatórios e informações. “O preenchimento agora é on-line. O SIGOR-SP é dividido em módulos. A Supply faz o MTR por meio eletrônico e há o módulo da logística reversa para fazer a inserção do plano e do relatório. No Paraná, é o Contabilizando Resíduos. Mas, as plataformas ainda estão em adequação”, disse. Para ele, o futuro é este – digital, pois propicia a rastreabilidade dos resíduos, cruzamento dos dados e auxilia na fiscalização. “Há multas que podem variar de 5 mil a 50 milhões de reais no caso de descumprimento da logística reversa pós-consumo”, afirmou. 
Já sobre o futuro afirmou que existe uma máxima que diz: o interesse econômico não pode se sobrepor ao interesse ambiental. “Logística reversa é custo, mas todos devem ter a consciência que se não fizermos este investimento, nosso custo será muito maior do ponto de vista de saúde, disponibilidade de água, qualidade do ar. Além disso, os aterros no Brasil estão todos com prazo de validade. Com a logística reversa, ao invés de colocar aquele material num aterro sanitário, reutiliza-se o que é possível”, advertiu. Do ponto de vista do programa, ressaltou a importância de seguir com essas bases, se adaptando com as necessidades legais, ambientais e governamentais. “A Abrafiltros tem essa capacidade com presidência e diretoria proativas, e com consciência que novos investimentos serão necessários para seguir com o programa com responsabilidade”, disse.

O programa é uma iniciativa da Abrafiltros e das Revistas Meio Filtrante e TAE, conta com o patrocínio do Grupo Supply Service e tem como canal oficial de divulgação a TV Filtros no Youtube. 
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br 

associados