NOTÍCIAS



11/29/2019

Programa Descarte Consciente Abrafiltros será apresentado no VIII Seminário sobre Tecnologias Limpas em Porto Alegre/RS



Evento será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro em Porto Alegre/RS. Abrafiltros já reciclou mais de 15 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em três estados – São Paulo, Paraná e Espírito Santo.

A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, apresentará no VIII Seminário sobre Tecnologias Limpas, que será promovido pela ABES/RS, UFRGS e o CNTL, nos dias 02 e 03 dezembro, em Porto Alegre/RS, os resultados e desafios do programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa do filtro usado do óleo lubrificante automotivo.

O evento tem como o objetivo promover a implantação de tecnologias limpas nos diferentes setores da economia e divulgar estudos e pesquisas sobre o tema em desenvolvimento em universidades e centros de pesquisa. Neste ano, o tema do seminário está voltado para as questões de logística reversa, cadeias produtivas, sustentabilidade e economia circular.

“Será uma excelente oportunidade para apresentar o que temos realizado no cenário da logística reversa, em parceria com as empresas participantes do programa, em prol do meio ambiente e cumprimento da legislação”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros.

Criado em 2012, em São Paulo, o programa também está implantado no Paraná, Espírito Santo e em fase de aprovação governamental no Mato Grosso do Sul, sendo os Estados que até o momento, inseriram os filtros usados do óleo lubrificante automotivo nas regulamentações da logística reversa.

No resultado geral, o programa ultrapassou 15 milhões de filtros reciclados em outubro de 2019. Marco Antônio Simon, coordenador do programa e representante da Abrafiltros no evento, irá realizar a palestra no dia 02/12, às 15h30.

“Iremos demonstrar as questões legais relacionadas aos órgãos ambientais estaduais para futuras implementações do programa, e os resultados obtidos ao longo dos sete anos de trabalho. O programa Descarte Consciente Abrafiltros é o melhor caminho para que empresas detentoras de marcas próprias possam cumprir as legislações ambientais”.

Participam do programa as seguintes empresas associadas: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros: www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente

 

 

Serviço:
VIII Seminário sobre Tecnologias Limpas
Data: 2 e 3 de dezembro
Local: Salão de Atos II da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre/RS
Informações: www.abes-rs.org.br

 

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

associados