Programa Descarte Consciente Abrafiltros celebra 10 anos no Espírito Santo com 6,4 milhões de filtros automotivos reciclados
Com 1.100 pontos de coleta em 45 cidades capixabas, o programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo avança e representa mais de seis vezes do total da frota circulante do estado estimada em 955.200 mil veículos, conforme estudo do Sindipeças.
O programa Descarte Consciente Abrafiltros, sistema de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, completa 10 anos no estado do Espírito Santo. Implantado em julho de 2015 no estado, já reciclou desde o início até novembro deste ano 6.413.089 unidades, representando 2.340.777 de quilos. Atualmente, a coleta é feita por 03 (três) caminhões, que rodam 17.646 km por mês, em 1.100 pontos, localizados em 45 (quarenta e cinco) municípios capixabas. Em um estado com uma frota circulante em torno 955.200 veículos, segundo estudo do Sindipeças, o programa vem avançando em larga escala com efetividade, com benefícios diretos ao meio ambiente e toda a cadeia automotiva. “O Descarte Consciente Abrafiltros nasceu em 2012, inicialmente em São Paulo, chegou ao Espírito Santo quatro anos depois, e veio para atender as exigências das resoluções estaduais e da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Hoje, é um exemplo e reconhecido pelos órgãos públicos e pelas empresas participantes por seus resultados”, afirma João Moura, presidente executivo da Abrafiltros, acrescentando que a tendência é de inclusão gradativa de novos estados no programa, conforme a legislação for avançando.
Funcionamento do programa – O programa foi implantado, em São Paulo, em 2012 e hoje está também no Paraná, desde 2013; e Mato Grosso do Sul, desde 2020, além do Espírito Santo, com participação de 39 (trinta e nove) fabricantes de filtros automotivos e 68 (sessenta e oito) CNPJs. “A coleta, transporte e tratamento dos resíduos são feitos por empresas do grupo Supply Service, sendo que a matriz em Tapiraí (SP) atende São Paulo e Espírito Santo; Geoquímica, em São José dos Pinhais (PR), o Paraná; e EcoSupply, em Campo Grande (MS), o Mato Grosso do Sul”, explica Marco Antônio Simon, gestor do programa Descarte Consciente Abrafiltros, ressaltando que nenhum resíduo vai para aterros, todos são reciclados. As carcaças dos filtros, cerca de 23%, vão para reprocessamento, o OLUC – Óleo Lubrificante Usado Contaminado, 2%, para rerrefino; e os demais, 75%, para coprocessamento em cimenteiras. É o Grupo Supply Service que também faz o rerrefino do OLUC já que é autorizado pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Para 2025, está prevista a reciclagem de 1.516.415 filtros usados do óleo lubrificante automotivo ou 553.492 quilos no Espírito Santo.
Para mais informações; https://www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente/.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
Saiba mais