NOTÍCIAS



3/28/2023

Programa de logística reversa da Abrafiltros cumpre 102,53% da meta no Espírito Santo em 2022



Descarte Consciente da Abrafiltros recicla 257.104,07 kg de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no estado capixaba.

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, reciclou 257.104,07 kg em 2022, superando a meta de 250.756,16 kg, estipulada pela Abrafiltros para o estado, o que equivale a 102,53% da meta. 

O volume foi coletado em 779 pontos, localizados em 33 municípios. “O programa vem cumprindo as metas no Espírito Santo e nos outros três estados onde está implantado, superando muitos desafios, como os impostos pela pandemia. Entre eles, os bloqueios de estradas devido ao coronavírus, e até mesmo os elevados custos que todo o processo envolve, que são totalmente pagos pelas empresas associadas participantes”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, ressaltando que o programa é considerado referência por órgãos ambientais.

A coleta dos filtros usados de óleo lubrificante automotivo é realizada em postos de combustíveis, oficinas mecânicas e concessionárias pelo Grupo Supply Service, que faz o gerenciamento de resíduos oleosos e responde pela operação logística, tratamento destinação ambientalmente adequada. No Espírito Santo, a operação feita pela matriz da Supply Service, em Tapiraí (SP), bem como no estado de São Paulo; no Paraná, pela Geoquímica, localizada em São José dos Pinhais (PR); e no Mato Grosso do Sul, pela EcoSupply, em Campo Grande (MS). 

A Abrafiltros atua como entidade gestora, coordenando a operação, interação com associados e empresas de coleta, elaboração de relatórios, ações de comunicação, contatos governamentais, contratos de coleta e Termos de Compromisso, entre outras funções.

Marco Antonio Simon, gestor do programa, explica que no processo de reciclagem dos filtros usados de óleo lubrificante automotivo, o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo contaminado para rerrefino; e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras, para geração energética, sendo as cinzas utilizadas na fabricação do cimento.

No Espírito Santo, o programa foi implantado em julho de 2015 e já reciclou mais de 2,9 milhões de filtros. Foi iniciado no Estado de São Paulo em 2012, estendido para o Paraná em 2013, e para o Mato Grosso do Sul em 2020, sempre em atendimento às leis ambientais de logística reversa. 

Atualmente, participam do programa no Espírito Santo 26 empresas: AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda;  Agritech-Lavrale Indústria de Maquinário Agrícola e Componentes Ltda; Borgwarner Indústria e Comércio Brasil Ltda; CNH Industrial Brasil ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company Brasil Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; MWM Motores e Geradores; ON-HIGHWAY Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Renault do Brasil Comércio e Participações Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; UFI Filters Brasil; Volkswagen do Brasil Ltda.; e Wega Motors Ltda.

Desde quando iniciou nos quatro estados que regulamentaram a logística reversa para o setor, já foram reciclados 31.212.222 filtros até janeiro de 2023. “O programa vem crescendo, sempre buscando condições para que as empresas de filtros, associadas à Abrafiltros, atendam as leis ambientais. E com os avanços das legislações, deve evoluir ainda mais, com a adesão de novas empresas participantes", finaliza Simon.

Para mais informações sobre o programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar https://www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente/.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br 

associados