NOTÍCIAS



3/6/2023

Programa de logística reversa da Abrafiltros supera metas de reciclagem



Programa de Descarte Consciente de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, implantado em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, recicla 2.022.229 kg só em 2022, superando as metas nos estados.

Desenvolvido pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, desde 2012, o programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, já reciclou 11.829.432 kg nos estados onde está implantado e que regulamentaram a logística reversa para o setor, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. 

Somente no ano passado, o volume reciclado em 312 municípios e 4.765 pontos de coleta, foi de 2.022.229 kg, resultado que ultrapassou a meta anual considerando a somatória das metas estaduais estipuladas pelos órgãos ambientais para o programa, de 1.980.420 kg. “As empresas de filtros automotivos que participam desta iniciativa da Abrafiltros seguem cumprindo a legislação há mais de 10 anos, reciclando sempre acima da meta estabelecida. E com o avanço das legislações e fiscalizações ambientais, novas empresas estão aderindo ao programa”, afirma João Moura, presidente executivo da Abrafiltros, ressaltando que muitas das associadas estão no projeto desde o início. 

Mas é fundamental que todas as empresas do setor de filtros – fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, participem do processo de reciclagem, pois, além de ser uma iniciativa em prol do meio ambiente, há questão do custo, elevado, e não há reaproveitamento direto de resíduos ou retorno financeiro para a cadeia de filtros. “Os investimentos necessários para coletar e processar os filtros usados de óleo lubrificante automotivo, classificado como Resíduo Perigoso Classe I, são elevados e impactam diretamente no desenvolvimento do programa. Por isso, é essencial que todos participem”, explica Marco Antônio Simon, gestor de projetos e coordenador do programa.

No processo de reciclagem, o metal é enviado para siderúrgicas, o OLUC - óleo lubrificante usado contaminado, segue para rerrefino, e demais componentes para coprocessamento em cimenteiras, sendo as cinzas utilizadas na fabricação do cimento, o que garante a reciclagem de 100% dos materiais, sem a destinação para aterros sanitários. 

O programa Descarte Consciente Abrafiltros conta, atualmente, com a participação de 27 empresas: AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda;  Agritech-Lavrale Indústria de Maquinário Agrícola e Componentes Ltda; Borgwarner Indústria e Comércio Brasil Ltda; CNH Industrial Brasil ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company Brasil Ltda.; FPT Industrial Brasil Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; MWM Motores e Geradores; ON-HIGHWAY Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Renault do Brasil Comércio e Participações Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; UFI Filters Brasil; Volkswagen do Brasil Ltda.; e Wega Motors Ltda..

Mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros no site www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente.
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados