NOTÍCIAS



2/28/2023

Abrafiltros apresenta resultados e cumprimento das metas 2022 ao novo diretor-presidente da CETESB



Hoje (28/02), representantes da entidade foram recebidos por Thomaz Toledo, novo diretor-presidente da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), no cargo desde 13 de janeiro de 2023.

No encontro, João Moura, presidente executivo da Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso - deu as boas-vindas e compartilhou os principais resultados do Programa Descarte Consciente Abrafiltros no Estado de São Paulo em 2022, ano que marcou os dez anos do programa desenvolvido pela associação. "Sem dúvidas, só temos a agradecer a CETESB e toda sua equipe pelo trabalho em suporte ao programa, um projeto que começou como teste-piloto e que 10 anos depois, soma relevantes conquistas para o meio ambiente, com mais de 31 milhões de filtros do óleo lubrificante automotivo reciclados", declarou Moura, número que considera os resultados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, estados que regulamentaram a logística reversa para o setor.

Em 2022 foram reciclados em São Paulo 3,1 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em 168 municípios e 2.728 pontos de coleta. O volume de 1.169.810 kg representa 101,91% da meta prevista, 1.147.833 kg, equivalentes a 28% dos filtros comercializados pelas empresas participantes em 2021. Para 2023, o programa será ampliado para 194 municípios e a meta de reciclagem será de 30% do filtros comercializados em 2022, o que deve corresponder a mais de 3,3 milhões de filtros reciclados.

A reunião contou ainda com a participação de Carlos Roberto dos Santos - Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Lia Demange - Gerente da Divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos e João Luiz Potenza - Assessor da Presidência. Pela Abrafiltros, além de Moura, participaram Adriano Bonazio - Gerente de Comunicação & Marketing, Amauri da Silva - Assessor de Projetos, e David Siqueira de Andrade – Diretor-Presidente do Grupo Supply Service.

Na reunião foi destacada pela Abrafiltros, a importância da regulamentação e fiscalização ambiental promovidas pela CETESB, de forma que as empresas do setor cumpram as legislações de logística reversa pós-consumo de forma isonômica. Desde a regulamentação da Resolução SMA 045/2015, ocorrida em 2018, a comprovação da logística reversa passou a ser requisito obrigatório para as empresas sujeitas ao licenciamento ambiental no Estado de São Paulo, para que tenham a concessão ou renovação das licenças de operação. A Decisão de Diretoria CETESB 127/2021/P em vigor, amplia a responsabilização dos detentores de marca própria pela logística reversa, o que levou a novas adesões ao programa Descarte Consciente Abrafiltros. Até 2017 eram 15 empresas participantes, número que cresceu gradativamente e chegará a 30 empresas no mês de março, aumento de 100% no período. “É um trabalho de grande importância para garantir o cumprimento da legislação, sendo assegurado que o mesmo terá continuidade”, ressalta Moura.   

Thomaz Toledo é advogado ambiental e biólogo, possui mais de 20 anos de experiência em instituições públicas e na iniciativa privada, onde passou pelas áreas de ESG – Ambiental, Social e Governança, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Iniciou a carreira como estagiário no Departamento Jurídico da CETESB. Foi assessor técnico do Ministério do Meio Ambiente e atuou na gestão de unidades de conservação, combate à biopirataria e uso do patrimônio genético.

No IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Toledo foi servidor concursado por 10 anos – nesse período passou pelos cargos de coordenação e diretor de licenciamento ambiental. Liderou ações de aperfeiçoamento do licenciamento federal e coordenou a análise de projetos complexos de infraestrutura, como centrais nucleares, estruturas de exploração, escoamento e produção de energia, além de transporte e mineração. Também integrou a equipe do Ministério de Minas e Energia, onde ocupou os cargos de diretor de Meio Ambiente e conselheiro titular do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Gerência de Comunicação & Marketing

associados