NOTÍCIAS



9/27/2022

Etapas básicas da seleção de filtros de processos industriais



Conhecer com detalhes o processo de filtração industrial é um dos quesitos básicos para o sucesso da escolha dos filtros.

Entender detalhadamente o processo de filtração e a necessidade do usuário é uma das etapas mais importantes para a seleção dos filtros industriais. Foi o que afirmou o engenheiro e consultor José Alexandre Marques da JAM Treinamentos, quando apresentou o tema “Seleção de Filtros de Processo”, no dia 15 de setembro, no Abra Talks, evento mensal e gratuito da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, que tem patrocínio do Grupo Supply Service. “É preciso saber com detalhes o que se deseja remover, o fluxograma, fluido, contaminante, as condições do processo e do projeto”, afirmou Marques. 

Além destas informações minuciosas sobre o processo e a necessidade do usuário, é necessário estabelecer, em comum acordo, os critérios do sucesso. “Definir quem são os decisores no processo e os objetivos; quantificar vazão, volume filtrado e de batch; tempo de filtração; redução de não conformidades e custo total de filtração”, ressaltou.

Verificar a compatibilidade físico-química também é uma das etapas para o sucesso da seleção de filtros industriais. “Para isto, é preciso selecionar, com os dados de processo, fluido e contaminantes, os meios filtrantes possíveis para atender as necessidades da aplicação; considerar não só as implicações de utilização de agentes esterilizantes, sanitizantes, neutralizantes ou regenerantes, mas também os efeitos de exposição prolongada”, disse.

Em seguida, deve-se dimensionar a solução mais adequada por análise comparativa com base em experiência em processos similares e por teste de campo, determinar o tamanho do sistema e, por fim, apresentar o resultado.

Para João Moura, presidente da Abrafiltros “é oportuno debater este tema, sobretudo para que se demonstre a necessidade de planejar a filtração do início ao fim do processo”, comentou.

O Abra Talks iniciou às 9h com a apresentação “Granulometria nos processos de tratamento de esgoto”, do Professor Doutor Fábio Campos, Coord. Da CSFETAER – Doutor em Ciências FSP/USP e Responsável pelo Lab. Saneamento – PHA/EPUSP. Em seguida, foi a vez de Marques e para finalizar o engenheiro Denis Nascimento, vencedor do Prêmio SAE Brasil Jovem Engenheiro, ministrou a palestra “A importância do ensaio de estanqueidade nos filtros automotivo”. 

O próximo Abra Talks acontecerá no dia 6 de outubro.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados