NOTÍCIAS



12/6/2021

Evento da Abrafiltros traz aspectos práticos da logística reversa de filtros



Coleta, transporte, tratamento e destinação ambientalmente adequada estão entre as etapas que envolvem a logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo

Com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a legislação aplicável à cadeia de logística reversa vem evoluindo. Foi o que destacou Filipe Andrade, diretor de Operações e Sustentabilidade do Grupo Supply Service, na palestra “Aspectos Práticos da Logística Reversa de Filtros Automotivos – Coleta, Tratamento e Destinação, no “Abra Talks”, evento virtual mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, no dia 11 de novembro. 

Criado em julho de 2012, o programa de Descarte Consciente Abrafiltros atende 139 cidades de São Paulo com a coleta realizada por 10 caminhões; 45 municípios do Paraná com seis caminhões; 33 municípios do Espírito Santo com dois caminhões e 45 municípios do Mato Grosso do Sul com quatro caminhões, sendo os pontos geradores, em sua maioria, em postos de combustíveis, concessionárias e oficinas mecânicas. “Uma das pioneiras na implantação do programa de logística reversa, a Abrafiltros teve um árduo trabalho para cumprir a legislação”, destacou Andrade, ressaltando que o Grupo Supply Service está homologado e encarregado desde 2012 da operação logística do programa, conforme as diretrizes estabelecidas pela Abrafiltros, que atua como entidade gestora por ser a entidade nacional representativa do setor. 

No longo caminho percorrido até iniciar o programa, citou que após a implantação da lei, a Abrafiltros realizou estudos, elaborou e negociou o plano, metas e abrangência da logística reversa, assinou o Termo de Compromisso entre a associação e governo. Em seguida, teve a homologação e contratação da empresa para operar o programa, definição do plano de ação, ações conjuntas com operador logístico junto a geradores e governos, e a efetivação do programa conforme os Termos de Compromisso estaduais. Do outro lado, o trabalho do operador logístico também foi intenso - promoveu estudos e planos para atendimento do programa, como prospecção de pontos geradores; assinatura de Termo de Adesão ao programa e iniciou as coletas, após a disponibilização de kits de coleta para armazenagem dos resíduos.

O diretor explicou que, no processo de reciclagem dos filtros usados de óleo lubrificante automotivo, as siderúrgicas recebem o metal; o óleo contaminado vai para re-refino; e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras. Já o efluente da lavagem de metais e os sacos plásticos utilizados nos kits de coleta são enviados para estações de tratamento.

Mostrando a dimensão do trabalho, Andrade afirmou que a média mensal percorrida pelos caminhões no programa é de 93.060 quilômetros, enquanto a média de coletas por gerador atendido é de 53 kg, somando média mensal de resíduos de 149.949 kg em 3.695 pontos de coleta nas cidades atendidas nos quatro estados, o que ultrapassa em cerca de 2% a meta estipulada. As coletas são realizadas diretamente nos geradores conforme o volume de resíduos normalmente gerado pelos estabelecimentos comerciais, uma vez que o consumidor brasileiro não tem o hábito de realizar a troca dos filtros do óleo lubrificante automotivo em casa, por esse motivo, não há a existência de PEVs (Postos de Entrega Voluntária).

Mesmo com toda essa evolução, em sua visão, é necessário criar incentivos à cadeia de logística reversa porque, atualmente, o processo é complexo e, no caso de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, envolve elevado custo já que os resíduos não possuem valor econômico agregado. Há também a burocracia que envolve o transporte dos filtros do óleo pós-consumo por ser um produto perigoso e altos custos, entre outros pontos. 

O “Abra Talks” teve início com a palestra do engenheiro e consultor da JAM Treinamentos, José Alexandre Marques, que falou sobre “Meios Filtrantes na filtração industrial”. Em seguida, o Prof. Dr. Fabio Campos, coordenador da Câmara Setorial de Filtros para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso da Abrafiltros abordou “As diversas aplicações do meio filtrante em ETE” para depois Andrade apresentar o tema sobre a logística reversa.  

O “Abra Talks” de novembro foi a última edição do evento em 2021, com retorno previsto para o mês de fevereiro de 2022 em formato online, com novos temas e convidados que juntos debaterão os caminhos e avanços do segmento de filtros. 

Interessado em apresentar conteúdos ou enviar sugestões de tema, podem utilizar o email comunicacao@abrafiltros.org.br. 

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
smrtovnice smrtovnice osmrtnicama osmrtnicama ljubuški umrli ljubuški livno umrli osmrtnice grude osmrtnicama smrtovnice sarajevo smrtovnice visoko smrtovnice tuzla smrtovnice jastuci madraci cvije?e horoscope vicevi sanovnik horoskop recepti cosmetics beauty lektire lektira knjige umrli kalkulator

associados