NOTÍCIAS



8/24/2021

Princípios da filtração industrial foi destaque no Abra Talks de agosto



Impacto inercial, difusão, deposição eletrostática e sedimentação estão entre os mecanismos básicos da filtração industrial. 

A filtração é um processo de separação que consiste na remoção de partículas em suspensão, sólidas ou não, em um fluido (líquido, gás ou supercrítico) pela passagem por um meio poroso permeável e tanto o filtrado como os contaminantes podem ser de interesse do usuário final. Foi o que explicou José Alexandre Marques, engenheiro e consultor da JAM Treinamentos, no dia 12 agosto, no “Abra Talks”, evento virtual mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, quando abordou o tema “Princípios da Filtração Industrial”, via zoom. “Entre os mecanismos básicos de captura há o impacto inercial, quando a partícula se choca com o meio filtrante; difusão, quando a partícula percorre trajetória sinuosa até se chocar com a fibra do elemento filtrante, bem comum em gases e menor em líquidos; deposição eletrostática, quando se tem meio filtrante e partícula carregados negativamente/positivamente (atração); sedimentação, dependendo da densidade do material; interceptação, quando o contaminante não consegue atravessar pelo meio poroso”, esclareceu Marques, acrescentando também o peneiramento e coagem entre os processos de filtração.

Citou também sobre o universo de contaminantes, e tamanho de bactérias e vírus. Mas, ressaltou que há vários tipos de meios filtrantes: as telas, as membranas e tecidos para a filtração, processos mecânicos de separação, filtros de ar, carvão ativado, entre outros.

No caso das membranas, passam de partículas relativamente grandes na microfiltração; para cortes moleculares, ultrafiltração; separação de materiais particulados menores, nanofiltração; até chegar à osmose reversa, separando os sais da corrente principal. “A descoberta das membranas para a filtração foi extremamente importante e, hoje, temos até tecnologia fazendo separação ou adição de gases em meios líquidos”, ressaltou.

Segundo Marques, a história da filtração começou em 2000 A.C. com o primeiro filtro cerâmico para separação da melhoria da qualidade da água, fabricado a partir de rocha porosa de calcário, no Egito. O mais antigo sistema tratamento de água com zeólitas e quartzo foi identificado em Tikal, Guatemala, 600 a 900 A.C. entre as cidades das Américas. Na China, em 1600 A.C., foram utilizados filtros prensa de madeira para extrair chá. Em 1543/1292 A.C., filtros prensa de saco foram usados na produção de vinho no Egito. Latinos e romanos usaram, entre 100 e 400 D.C., filtros prensa de madeira para produção de óleo e vinho. Na Índia, foram fabricados filtros com areia e cascalho para melhorar a qualidade da água.

O primeiro sistema de filtro bolsa foi identificado na Grécia, em 480 A.C., com Hipócrates, e o primeiro filtro facial para respiração feito com bexiga de animal em Roma, 30-80 D.C. devido contaminação de óxido de chumbo em minas. Na época de 1600, na França, surgiram os filtros multimídia com fluxo ascendente e descendente para tentar filtrar água do mar.

Na Alemanha, com a invenção do microscópio em 1676, foram observadas partículas de até 270 vezes maiores que a capacidade de enxergar do ser humano. Em 1748, surgiu o primeiro princípio de osmose reversa na França e, em 1804, filtro de areia de baixa velocidade para purificação da água, e, na Escócia/Inglaterra, em 1854, o primeiro sistema lento de filtro de areia. “Os filtros de areia se proliferaram para tratar água ao redor do mundo”, comentou. Em 1908, na Alemanha, o primeiro filtro de papel (Melitta) para café.

Citou também que Hipócrates, Francis Bacon, Antonie von Leeuwenhoek, John Snow e Robert Thom são considerados os pais da filtração. 

Em 1916, durante a 1ª Guerra Mundial, foram desenvolvidas máscaras de filtração de ar contra armas químicas. Anos depois, Richard Zsigmondy desenvolve o ultramicroscópio e a membrana de filtração para atuar em pesquisas com coloides, culminando com a produção comercial com a Sartorius. 

Ao final da apresentação, disse que o futuro da filtração será cada vez mais desafiador e interessante com novos materiais: grafeno, borofeno e outros materiais de ponta, que desenvolverão ainda mais o setor. 

O Presidente da Abrafiltros, João Moura, destaca “conhecer em detalhes a história dos filtros, bem como o desenvolvimento dos processos de filtração, nos permite enxergar o quão impactantes são os filtros no cotidiano, desde tempos antigos até os atuais, de toda sociedade.” 

O próximo Abra Talks acontece no dia 16 de setembro (quinta-feira) às 9h e, abordará assuntos relacionados aos segmentos de Filtros Industriais, Saneamento e Filtros para Estações de tratamento de água e efluentes & reúso e Filtros Automotivos. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/abra-talks__1315034  até o dia 15/09.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados