NOTÍCIAS



1/21/2016

Abrafiltros renova Termo de Compromisso do Programa Descarte Consciente em São Paulo



Termo de Compromisso assinado com a Secretaria do Meio Ambiente e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo estabelece metas de coleta de filtros usados de óleo lubrificante automotivo de 2016 a 2019

A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais assinou no dia 21 de dezembro, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de SP), novo Termo de Compromisso que estabelece as metas do Programa Descarte Consciente Abrafiltros para a reciclagem de filtros usados de óleo lubrificante automotivo de 2016 a 2019.

O evento contou as presenças por parte da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, de Patrícia Iglesias, secretária do Meio Ambiente; José Eduardo Ismael Lutti, chefe de gabinete; representando a CETESB, Otávio Okano, presidente; Nelson Bugalho, vice-presidente; Flávio de Miranda Ribeiro, assistente executivo da vice-presidência; João Luiz Potenza, gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais; Aruntho Savastano Neto, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental; pela Abrafiltros, João Moura, presidente; Marcos Carneiro, administrador; Marco Antônio Simon, gestor de projetos; Thiago Rodrigues, assessor de projetos; e representando o Grupo Supply Service, que realiza a coleta e processamento dos filtros, David Siqueira de Andrade, diretor-presidente, e Paulo Cesar Gonçalves, gerente de Qualidade e Meio Ambiente.

Iniciado em 2012 em São Paulo, o programa de logística reversa pós-consumo já reciclou mais de 3,5 milhões filtros usados no estado até o ano passado. O novo termo estabelece metas gradativas de 2016 a 2019, segundo as quais o setor deverá reciclar 22% dos filtros comercializados até 2019. Conforme estimativas da Abrafiltros, as novas metas deverão resultar na reciclagem de mais de 7,7 milhões de filtros no período, considerando as empresas participantes do programa e signatárias do Termo de Compromisso.


O programa atendeu inicialmente a Resolução SMA 038/2011, que estabeleceu a implantação de logística reversa dos filtros de óleo lubrificante automotivo no Estado de São Paulo, entre outros produtos. Em junho de 2015, a Resolução apresentou avanços sendo substituída pela SMA 045/2015, que condiciona as empresas – fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, que atuem com produtos alvo da logística reversa, a comprovarem a participação em sistemas de logística pós-consumo para renovar ou obter licença de operação. Estabelece também que o cumprimento da logística reversa como ação de relevante interesse ambiental, caracterizando o descumprimento da resolução estadual como crime ambiental, com a possibilidade de graves sanções para empresas inadimplentes, como multa e detenção, conforme a situação.

Além de São Paulo, o programa atualmente abrange também os estados do Paraná e Espírito Santo, encerrando 2015 com mais de 4,7 milhões de filtros reciclados desde o início do programa.

Participam da iniciativa 16 empresas: Affinia Automotiva Ltda./Filtros Wix; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda. – Divisão Motor Service Brazil; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. - Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros tem avançado graças ao suporte das empresas do setor e o diálogo estabelecido com os órgãos governamentais, pois há muitos fatores que impactam nesse processo, como aspectos logísticos, o alto custo envolvido e o fato de não haver retorno direto para a cadeia de filtros”, explica João Moura. “É essencial que mais empresas venham a participar do programa em cumprimento às leis ambientais e que possamos gradativamente aumentar a abrangência e diminuir custos, uma vez que a logística reversa representa uma ação de grande importância para o meio ambiente”.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

LEGENDA: Da esq. p/ dir.: Flávio de Miranda Ribeiro, Aruntho Savastano Neto, Nelson Bugalho, Otávio Okano (CETESB); Patrícia Iglesias, José Eduardo Ismael Lutti (SMA-SP); Marco Antônio Simon, Thiago Rodrigues, João Moura (Abrafiltros); David Siqueira de Andrade (Supply Service); Marcos Carneiro (Abrafiltros); Paulo Cesar Gonçalves (Supply Service); e João Luiz Potenza (CETESB). Foto: Dirceu Rodrigues

Fonte:Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
 


associados