NOTÍCIAS



4/6/2023

Abrafiltros supera meta de reciclagem de filtros do óleo lubrificante automotivo em São Paulo em 2022



Com novo Termo de Compromisso, Programa Descarte Consciente Abrafiltros tem novas metas até 2025

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, sistema de logística reversa pós-consumo, reciclou 1.169.810,04 kg de filtros usados de óleo lubrificante automotivo no Estado de São Paulo em 2022, coletados em 2.728 pontos em 168 municípios, superando a meta de 1.147.833,09 kg, estabelecida pelos órgãos ambientais. 

“O programa vem cumprindo as metas desde a sua implantação em 2012, garantindo, assim, a destinação ambientalmente adequada aos resíduos provenientes dos filtros usados de óleo lubrificante automotivo. O metal vai para siderúrgicas, o óleo contaminado para rerrefino, e os demais itens para coprocessamento em cimenteiras”, explica João Moura, presidente executivo da Abrafiltros.

Assinado em 22 de dezembro de 2022, o Termo de Compromisso de São Paulo, determinou novas metas até 2025. Em 2023 deverão ser reciclados trinta por cento dos filtros de óleo lubrificante automotivo colocados no mercado pelas empresas participantes do programa no ano anterior, coletados em 2.576 pontos, em 194 municípios. Em 2024, o percentual – que sempre considera a quantidade em quilos de produtos comercializados no ano anterior - aumenta para 32%, somando 2.732 pontos de coleta, em 220 municípios, e, em 2025, 34%, em 2.903 pontos de coleta, em 246 cidades. No ano passado, a meta cumprida foi de 28%, 2.409 pontos de coleta e 168 municípios. Em 2026, novas metas serão negociadas. 

O programa foi implantado em 1º de julho de 2012, em São Paulo, para cumprir as legislações ambientais. Depois, foi estendido para o estado do Paraná, em fevereiro de 2013, para o Espírito Santo, em julho de 2015, e para o Mato Grosso do Sul, em 2020, estados que regulamentaram a logística reversa dos filtros do óleo lubrificante automotivo. Até janeiro de 2023, já foram reciclados 31.212.222 filtros reciclados nos quatros estados. 

“Com apoio e a fiscalização da CETESB, novas empresas estão entrando em contato para ter mais informações o programa e, sendo de grande importância que as empresas detentoras de marca própria façam a adesão ao programa, devido aos avanços das leis ambientais”, ressalta Marco Antonio Simon, coordenador do programa. 

“Conforme a legislação, o cumprimento da logística reversa é requisito obrigatório para que as empresas sujeitas ao licenciamento ambiental possam obter ou renovar a licença de operação no Estado”, explica Simon. “O programa Descarte Consciente Abrafiltros é o melhor caminho para que as empresas cumpram a legislação, pois a Abrafiltros atua como entidade gestora e cuida de todo o processo envolvido, por meio de um sistema de logística reversa coletivo reconhecido e homologado pelos órgãos ambientais”.

Atualmente, participam do programa 27 empresas associadas: AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda;  Agritech-Lavrale Indústria de Maquinário Agrícola e Componentes Ltda; Borgwarner Indústria e Comércio Brasil Ltda; CNH Industrial Brasil ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company Brasil Ltda.; FPT Industrial Brasil Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; MWM Motores e Geradores; ON-HIGHWAY Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Renault do Brasil Comércio e Participações Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; UFI Filters Brasil; Volkswagen do Brasil Ltda.; e Wega Motors Ltda. 

Informações e vídeo institucional do programa Descarte Consciente Abrafiltros: www.abrafiltros.org.br 

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados