NOTÍCIAS



5/24/2022

Nãotecidos na filtração foi tema do Abra Talks do mês de maio



Com estrutura 3D, porosa e flexível, o nãotecido promove grande área superficial, porosidade e capacidade de retenção de partículas, sendo vantajoso na filtração.

Um dos segmentos que mais cresce em nãotecidos é o de filtração, inclusive, tem sido muito utilizado nas máscaras faciais devido à pandemia. Foi o que afirmou Clélio Sepinho, Fundador e Diretor Industrial da CSINTF – Nãotecidos e Filtros, no “Abra Talks”, evento virtual mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, quando apresentou o tema “A importância dos Nãotecidos e da sua variedade de composição e estruturas para a filtração”, no dia 12 de maio, via plataforma digital. “Hoje, após o período mais grave da pandemia, estamos mais preparados para atender a demanda. No entanto, na ocasião, houve falta de nãotecido meltblown no mercado, e tivemos que utilizar outros processos e tecnologias para alcançar a eficiência de filtração de 90% do meltblown e, assim, proteger a população”, comentou. 

Durante a apresentação, detalhou diversos aspectos dos nãotecidos, como a composição, características das fibras, estrutura, acabamentos, tratamentos e processos. Explicou que o nãotecido conta com estrutura plana, flexível e porosa, é constituído de véu ou manta de fibras ou filamentos, orientados direccionalmente ou ao acaso, podendo ser consolidado por diversos processos, mecânico (fricção), químico (adesão), térmico (coesão) e pelas suas combinações. Falou também sobre a variedade de tipos e formatos de fibras, entre eles, polímeros sintéticos, artificiais, naturais, inorgânicas e minerais e nanofibras. “Os nãotecidos têm estrutura 3D, porosa e flexível, que promove grande área superficial, porosidade e capacidade de retenção de partículas”, ressaltou Sepinho, mostrando uma das vantagens da estrutura formada pelo nãotecido para a filtração. Destacou ainda que os nãotecidos são alternativas e substitutos tecnológicos de diversos elementos filtrantes. 

Ao final da apresentação, comentou sobre o processo de filtração. Disse que para o desenvolvimento de nãotecidos é preciso entender muito bem sobre o que será filtrado – abrasividade e tamanho da partícula, vazão do sistema, se fluido gasoso ou líquido, e também sobre as características da filtração – velocidade do fluido e partícula, temperatura e viscosidade, concentração de particulados, umidade do fluido e sobre equipamento. Além disso, há necessidade de avaliar o orçamento, maquinários e matérias-primas disponíveis, bem como laboratórios.

Entre os exemplos de uso de nãotecidos em filtração, citou o tratamento de ar (HVAC, despoeiramento e controle de poluição e salas limpas); filtração de líquidos (alimentos e bebidas, farmacêutico, água e sangue), filtração automotiva (óleo, combustível, cabine e admissão de ar) e especial (antimicrobiana, biofarmacêutica, poeira e odor).

Para João Moura, presidente da Abrafiltros “o nãotecido é um grande aliado ao processo de filtração. É sempre importante destacar e evidenciar a capilaridade de aplicações em nosso setor e o evento cumpriu plenamente o seu objetivo”.

O evento que conta com o patrocínio do Grupo Supply Service, trouxe três importantes momentos. Iniciou com a palestra de Sepinho, em seguida, José Paulo G. M. Netto, Presidente da ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas e Diretor Executivo da Maxiágua Soluções em Água, abordou o tema “Águas Subterrâneas: Alterações de Qualidade, Tratamento, Filtração e Adequação aos Padrões de Potabilidade” e Carlos Eduardo Gonçalves Cavalcanti, Assessor de Economia do Sindipeças, finalizou com o assunto “Perspectivas para Cadeia Automotiva no Brasil”.

O próximo Abra Talks ocorrerá no dia 9 de junho, das 09h às 11h.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados