NOTÍCIAS



5/6/2022

Impacto da pandemia e da guerra nos negócios



Com os reflexos da pós-pandemia, eleição e guerra, a comunicação ficou ainda mais rápida e dinâmica e novos negócios e perspectivas surgiram.
 
Seja em período com pandemia, eleição ou guerra, o segredo está no planejamento estratégico, que possibilita uma capacidade de adaptação na medida em que as necessidades se apresentam. Foi o que afirmou o professor, consultor e cientista político Kleber Carrilho, quando abordou o tema “Desafios da comunicação no pós-pandemia: eleições e guerra”, no programa “Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, no dia 28 de abril, no Canal TV Filtros no YouTube. “É preciso conhecer o ambiente claramente e construir cenários futuros para que se atinja o propósito”, disse Carrilho, explicando que a visão de longo prazo exige capacidade de compreender o negócio, produtos, públicos, concorrentes e os possíveis caminhos a seguir.

Carrilho comentou que a comunicação, a humanidade, os processos, a forma de liderar e de se organizar se transformaram com a pandemia. “Fomos nos adaptando na urgência”, afirmou. Agora, com a eleição e a guerra, os desafios são ainda mais complexos. E, quando citou guerra a definiu não só como o combate, mas como as “guerras” de outras áreas, como a digital, de informação e de comunicação, cada vez mais rápidas e dinâmicas, e que ocorrem o tempo todo. 

Disse que há dois cenários sendo construídos: novas realidades de negócios e comportamentos influenciados pela pandemia. “A pandemia trouxe a sensação de finitude e de falta de controle. O ambiente de negociação mudou e os líderes começaram a pensar no curto prazo”, falou.

Ressaltou que é preciso ressignificar o momento e que o planejamento estratégico se faz ainda mais necessário com o cenário atual. “O conflito da Rússia com a Ucrânia é de reorganização geopolítica”, comentou o cientista político, lembrando que o mundo é globalizado e essa crise externa também nos atinge. Explicou que a China está se fortalecendo novamente, os Estados Unidos estão perdendo relevância, a Europa deixou de ser liderança geopolítica independente na 2ª Guerra Mundial, passando a ser influenciada pela OTAN e, agora, tenta retomar a liderança. “A disputa geopolítica não dá para ser subestimada”, disse.

Segundo Carrilho, o conflito geopolítico, com guerra ou sem, durará muito tempo e será preciso entender como conviver com isto.

Também destacou a crise da democracia liberal, ressaltando que será necessário inventar um novo modelo para substituí-la. “O presidente no Brasil perdeu muito poder nos últimos anos e a agenda econômica passou a ser mais influenciada pelo Congresso”, afirmou Carrilho, concluindo que precisará saber como tudo isto influenciará a sua atuação e a sua empresa. Por isso, é fundamental se dedicar ao planejamento estratégico.

Para o presidente da Abrafiltros, João Moura “essa é uma análise de cenário necessária, tanto no âmbito corporativo como também no pessoal. Precisamos entender o contexto que estamos inseridos, para que a tomadas de decisões sejam assertivas e contribuam de forma efetiva para os negócios e sociedade”.

O programa Filtra Ação, que conta com o patrocínio do Grupo Supply Service, acontece mensalmente e de forma gratuita. Confira a programação de encontros no site da Abrafiltros: www.abrafiltros.org.br.
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados