NOTÍCIAS



11/1/2021

Seminário da Abrafiltros traz importante debate sobre filtros automotivos e a filtração no tratamento de águas e efluentes



Promovido pela Abrafiltros, o evento vem para consolidar ainda mais o setor de filtração, levando mais informações e novas oportunidades ao mercado.
 
Os painéis 3 e 4 do 1º Seminário Brasileiro de Filtros, promovido pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, realizados no dia 20 de outubro, via plataforma digital, cumpriram seu objetivo e trouxeram um importante debate para o segmento de filtros para estações de tratamento de água, efluentes e reúso e também para o segmento automotivo. “Com a realização da primeira edição do Seminário Brasileiro de Filtros, a Abrafiltros cumpre a missão de ampliar ações em prol do desenvolvimento do setor de filtração, bem como a de apresentar subsídios para auxiliar no planejamento e nos processos decisórios das empresas. Nestes dias de evento, reunimos profissionais, especialistas e interessados no segmento para juntos debatermos os avanços e os caminhões para o setor”, afirmou João Moura, presidente da Abrafiltros.

Na abertura do 2° dia de evento, pela manhã, as apresentações foram voltadas para o segmento de filtros para estações de tratamento de água, efluentes e reúso (ETA/ETE). Entre os assuntos debatidos, tivemos: “Potencial Uso de Membranas Filtrantes na Concentração e Detecção do SARS-CoV-2 em Amostras de Esgoto Sanitário”, com o Prof. Dr. Rodrigo de Freitas Bueno, coordenador do curso de engenharia ambiental e urbana da UFABC; “O Uso de Filtros para Controle de Odores”, com o Prof. Dr. Helvecio Carvalho de Sena, da SENA & FRATES Treinamentos; “Filtros Granulares: Um Panorama no Tratamento de Águas”, com o Eng. Henrique Martins Neto, da MSc – EQMA Engenharia & Consultoria Ltda e, em seguida, o debate com mediação do Prof. Dr. Fabio Campos; coordenador da Câmara do segmento na Abrafiltros (CSFETAER).
 
Confira em detalhes o conteúdo apresentado durante o Painel 03 – Filtros para ETA/ETE & Reúso (clique aqui

Na parte da tarde, o segmento abordado foi o de filtração automotiva. Entre os temas apresentados, tivemos uma importante reflexão sobre “O Papel da Filtração nas Futuras Configurações dos Veículos”, com Ricardo Simões de Abreu, consultor de mobilidade sustentável da UNICA e TCO da Bright Consulting; logo após Marco Antônio Simon, gestor de projetos e coordenador do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, apresentou o tema “Sustentabilidade na Filtração”, com ; e Rodrigo Madeira, diretor executivo da Freudenberg Filtration Technologies, finalizou as apresentações trazendo a “Evolução dos Filtros de Cabine”. Em seguida, o painel foi encerrado com debate, que teve a mediação de Paulo Nascimento, diretor da UFI Filters e vice-presidente setor automotivo Abrafiltros.

Confira em detalhes o conteúdo apresentado durante o Painel 04 – Filtros Automotivos (clique aqui

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados