NOTÍCIAS



10/27/2021

1º Seminário Brasileiro de Filtros destaca a evolução dos canais e a influência nas vendas



Palestra abordou as formas de adotar estratégias eficientes com diferentes canais para atingir o público desejado e bons resultados. 

É notório que a digitalização tem influenciado todos os setores e esse processo foi ainda mais acelerado com a pandemia que acometeu o planeta em 2020. Mais que necessário entender, saber utilizar os canais digitais nas vendas é uma prerrogativa essencial para as empresas em tempos de transformações, que refletem principalmente em mudanças no comportamento e hábitos de consumo. O especialista em marketing e mídias sociais, Victor Hugo Ferreira – Sócio-fundador da Actavox, explicou conceitos principais para a construção de um trabalho consistente, utilizando os diferentes canais de vendas: online, off-line, pessoal e impessoal. 

Em sua palestra “Canais de vendas: do B2B ao digital”, Ferreira detalhou o que precisa ser considerado ao criar uma estratégia go-to-market para definir a estrutura a ser adotada e os canais de vendas que serão utilizados, considerando custos, resultados e retorno do investimento. “Existem várias possibilidades de atingir o público, mas antes é necessário fazer uma gestão da carteira para analisar como expandir e aumentar as vendas, seja encontrando meios de oferecer mais do mesmo produto ou ampliar por meio de outros itens que o cliente não consome”, destacou. 

Também revelou que o ciclo de vida do produto deve ser considerado para identificar os canais que devem ser usados, principalmente porque existem várias fases neste processo (lançamento, crescimento, colher frutos e resgatar). Para cada uma delas os esforços são diferentes, sendo necessário fazer uma análise que envolve investimento versus resultado. “Isso significa que um produto que já atingiu o seu auge e está em declínio pode ter um canal remoto para evitar custo elevado e que não reverterá em resultado que compense esse gasto. Ao contrário de quando o produto está na melhor fase, quando colhe-se os frutos, ou seja, foi lançado, as vendas cresceram e se mantiveram em alta”, comentou o consultor. 

Ferreira também ressaltou que é necessário avaliar os custos de manter equipe de vendas própria, representantes e gestores de contas grandes, tudo depende justamente da equação investimento e resultados. “São custos diferentes que devem analisados, por exemplo, os vendedores externos cuidam de 40 a 60 clientes, os internos de 200 a 800, os gestores de grandes de contas de um a 10 e os representantes são terceiros mas geram despesas fixas”, revelou. Para decidir qual é o mais viável, o consultor aconselhou fazer cálculos para ver o que compensa em termos financeiros para não dispender dinheiro em algo que não poderá dar rentabilidade.

Mesmo destacando a importância de adotar marketing digital e redes sociais para atingir o cliente, o especialista disse que as malas-diretas e eventos também podem gerar leads que resultam em vendas. Todas as formas devem ser consideradas na sua análise. 

A gestão da carteira é que vai definir as ações de vendas para tornar o lead em um potencial cliente e identificar o melhor canal para cada fase do ciclo de vida do produto, assim como os canais precisam ter um responsável pelo monitoramento, ajustes e medição de resultados. Já em relação aos canais digitais, Ferreira recomendou procurar empresas especializadas na área que dominam todas as funcionalidades das ferramentas disponíveis no mercado para que possam utilizá-las da melhor forma possível. Por fim, reforço que em se tratando de marketing digital não existe um conceito pré-definido, há diversas possibilidades que precisam ser estudadas, conforme o produto que se deseja trabalhar e o perfil do público que se deseja alcançar. 
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
smrtovnice smrtovnice osmrtnicama osmrtnicama ljubuški umrli ljubuški livno umrli osmrtnice grude osmrtnicama smrtovnice sarajevo smrtovnice visoko smrtovnice tuzla smrtovnice jastuci madraci cvije?e horoscope vicevi sanovnik horoskop recepti cosmetics beauty lektire lektira knjige umrli kalkulator

associados