NOTÍCIAS



4/7/2021

Abrafiltros apoia Coalizão Digital SP ABC



Coalizão Digital SP ABC visa sensibilizar agentes econômicos e públicos, fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo e promover a educação e capacitação profissional nos sete municípios da Região do ABC.

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais, formaliza apoio institucional regional da Coalizão Digital SP ABC (CDSP ABC) com o objetivo de estimular a implantação de iniciativas voltadas à economia digital nos sete municípios da Região do ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “Os meios digitais e todas as consequentes transformações são fundamentais para tornar empresas mais produtivas, com menores custos, melhorar não só a educação e a capacitação profissional, mas também a qualidade de vida das pessoas”, comenta João Moura, explicando o motivo que levou a Abrafiltros apoiar a iniciativa.

Segundo Ary Silveira Bueno, diretor da ASPR e Curador da CDSP ABC, que foi constituída em julho de 2019, o objetivo da Coalizão Digital SP ABC é potencializar, nos sete municípios da Região do ABC, o ciclo virtuoso do empoderamento e da produtividade da Pessoa 5.0, da competitividade dos Negócios 5.0, da efetividade do Governo 5.0, do fomento da Economia 5.0/Digital e da construção da Sociedade 5.0, com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade. “Com as ações, a previsão é adicionar USD 2,0 bilhões ao PIB da Região”, ressalta.

A CDSP ABC atua com três ações táticas – ATs:  sensibilização dos agentes econômicos e públicos, fomentação do ecossistema de inovação e empreendedorismo e promoção da educação e capacitação profissional. De acordo com Bueno, a transformação digital deixou de ser uma escolha e se tornou necessidade vital para a sustentabilidade dos setores públicos e privados. “Além da democratização do acesso às tecnologias, com a transformação digital é possível eliminar desperdícios, ganhar eficiência e escala na prestação de serviços públicos e privados”, afirma o Curador da CDSP ABC, acrescentando que a transformação digital também tem impacto relevante na reinvenção e aumento do portfólio profissional e cultural das pessoas e entidades e isto é o que permitirá a eles serem protagonistas e estarem preparados para os novos desafios do século XXI. 

Entre as ações já desenvolvidas estão: webinars para mais de 1.000 pessoas; produção de pesquisa de demandas de profissionais de TIC, com a contribuição da Qlik Brasil; estruturação da forma de governança do Ecossistema Brasil 5.0; ações de formalizações do Manifesto Brasil 5.0 com os agentes públicos e privados, com as universidades, com associações, como a Abrafiltros e com os atores do Ecossistema do ABC para a Transformação Digital e pela Inovação; e apoio para os avanços da expansão de outras Coalizões Digitais: Metropolitana Oeste, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Região Metropolitana de Sorocaba e na Região Noroeste do Estado de São Paulo. 

Próximo evento da CDSP ABC - Bueno destaca os próximos eventos programados da CDSP ABC, entre eles, o Encontro Mensal Regional do SinCDRs, que ocorrerá em 26 de abril, segunda feira, às 18h, promovido em conjunto com o Parque Tecnológico de Santo André, Instituto de Tecnologia de SCS – ITESCS e ABC Valley, com apoio de importantes agentes integrantes do Ecossistema Brasil 5.0. Na pauta central do Encontro estará a apresentação de dois Cases Regionais – Exemplos de Sucesso de Transformação Digital e de Inovação.

Para Adriano Bonazio, gerente de comunicação & marketing da Abrafiltros “a formalização deste apoio institucional, sinaliza que a transformação digital e a inovação são pautas sempre presentes e necessárias em nossos debates. Neste primeiro momento, por estar sediada na cidade de Santo André, a Abrafiltros participa de forma regional do projeto, porém nossa intenção é expandir a parceria nacionalmente, atingindo assim mais públicos que interagem com o nosso segmento e acreditam neste tema de tamanha relevância para nosso presente e futuro”.

Para saber mais sobre a Coalizão Digital SP ABC, acesse: www.institutomicropower.org/coalizao-digital-sp-abc/.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados