NOTÍCIAS



3/18/2021

Regulamentação e certificação para a qualidade em produtos e serviços automotivos



Maurindo Giovatto Neto, gerente de Certificação de Produtos do IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, apresentou tema no “Abra Talks”. 

A qualidade está diretamente ligada a atender os requisitos de uso dos produtos e as expectativas dos consumidores, seja no setor automotivo ou qualquer outra área. Para garanti-la, é importante a regulamentação para definir os requisitos de desempenho e de segurança dos produtos e a certificação para atestar o atendimento às regulamentações. Foi o que afirmou Maurindo Giovatto Neto, gerente de Certificação de Produtos do IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, no “Abra Talks”, evento virtual mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, promovido no dia 11 de março, com o tema “A Qualidade no Setor Automotivo”.

Giovatto citou algumas das certificações - ISO 9001, sistema de gestão da qualidade; IATF 16949, da qualidade automotiva; VDA 6.1, da auditoria do sistema de gestão da qualidade; na área ambiental, a ISO 14001; saúde e segurança, ISO 45001; energia, ISO 50001; segurança da informação, ISO 27001; e antissuborno, ISO 37001. Há também a certificação compulsória no setor automotivo, determinada especialmente para produtos que podem afetar a segurança, saúde e meio ambiente; a voluntária, que garante a imparcialidade aliada ao conhecimento técnico do produto e aplicação; e o Selo de Identificação da Conformidade, que avalia e atesta quanto aos requisitos de normas técnicas.

Durante sua apresentação, destacou os órgãos reguladores nacionais que interagem principalmente com o setor automotivo, como INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia; DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito; CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito; CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente; e internacionais, entre eles, ISO – Organização Internacional de Normalização; NHTSA – Administração Nacional de Segurança Rodoviária (EUA) e CNCA – Administração de Certificação e Acreditação (China).

“No Brasil, é uma prioridade do Governo Federal, atualmente, a modernização do modelo regulatório”, ressaltou. No setor automotivo essa iniciativa, inclui DENATRAN, IBAMA, ANP, ANATEL e INMETRO e as principais ações são: a flexibilização do modelo regulatório, revisão da estrutura para vigilância de mercado, apoio para desenvolvimento de selos setoriais (certificação voluntária), e convergência internacional. Segundo Giovatto, a Certificação Compulsória será mantida, porém com mais flexibilidade; e o controle pré-mercado para produtos e serviços com classificação de risco médio ou baixo será simplificado.

O evento foi dividido em três etapas, de 30 minutos, iniciou com o Eng° Alex Alencar, vice-presidente do setor industrial da Abrafiltros, especialista em filtração na linha hidráulica há mais de 18 anos, abordando os “Níveis de controle de limpeza na filtração hidráulica”. Em seguida, Helvécio Carvalho de Sena, Doutor em Hidráulica – Saneamento Básico pela USP, falou sobre “O uso de filtros para controle de odores”, e, Giovatto finalizou com “A Qualidade no Setor Automotivo”.

O próximo “Abra Talks” acontecerá no dia 7/04, pela plataforma zoom, e abordará os assuntos: Características dos não-tecidos e aplicações no segmento de filtração, Tecnologia para o tratamento corretivo e preventivo de incrustações em águas industriais e Eficiência energética e emissões de gases na indústria automotiva.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita pelo link: https://forms.gle/E7gnwWGuy5MYE5Hb8

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados