NOTÍCIAS



12/3/2020

Agricultura 4.0 traz mais produtividade no campo e sustentabilidade



Conteúdo digital e tecnologia de ponta - inteligência artificial, sensores, IOT, robôs, realidade virtual, drones, entre outras soluções, os pilares da agricultura 4.0 vão continuar evoluindo e trazendo melhores resultados para o setor.

Agricultura cada vez mais sustentável, produzindo mais em uma mesma área, utilizando avançadas tecnologias desde a pré-produção até a pós-produção; digitalização; balanço de carbono e o protagonismo do consumidor, que está mais preocupado com a nutrição e a saúde, estimulando toda a cadeia. Estas são algumas das megatendências citadas por Silvia Massruha, chefe-geral e pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária, no “Programa Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, realizado na TV Filtros, no YouTube, no dia 26 de novembro.

Silvia ressaltou que a transformação digital traz inúmeros benefícios nas cadeias produtivas agrícolas, com uso de inteligência artificial, sensores, IOT, robôs, realidade virtual, drones, entre outros. “O produtor melhora a tomada de decisão, ganha produtividade e sustentabilidade rural, entre outros. Fabricantes de insumos otimizam recursos, contam com produção mais eficiente e criam novos produtos e mercados. Os processadores conseguem agregar mais valor em todas as etapas e no planejamento. Já para os distribuidores traz rastreabilidade e eficácia nas entregas. Tudo para atender o consumidor final, com transparência e protagonismo digital”, explicou.

Sobre as oportunidades, mencionou as tecnologias digitais disruptivas, capacitações em agricultura digital, mercado consumidor na era digital, plataformas digitais, sistemas de projeções de riscos futuros, rastreabilidade, certificações e sociedade 5.0. “O que temos é uma sociedade mais centrada no homem, que equilibra o avanço econômico com a resolução de problemas sociais por meio de sistemas que integram os espaços físicos e das comunicações por rede de computação”, comentou.
Falou também sobre os desafios sociais e econômicos que o setor deverá superar, como a conectividade no campo, custos das tecnologias digitais e sucessão familiar rural e do lado científico e tecnológico, os serviços digitais on-line, gestão e monitoramento da produção vegetal e animal e bases de dados em agricultura.

Relacionou a tecnologia no campo com a sustentabilidade, com uso da IOT na irrigação inteligente. “Como resultado, há economia de recursos hídricos e diminuição de custos, entre outros”, disse. Por meio da tecnologia e dados de microclima, é possível promover ações mais preventivas também, evitando doenças, economizando defensivos agrícolas e conservando, assim, o meio ambiente. “A tecnologia é imprescindível para a agricultura e para a sustentabilidade”, completou.

Durante a apresentação, Silvia falou não só sobre a Embrapa Informática Agropecuária, que atua na área de agro informática e bioinformática para prover soluções para a agricultura, aplicando método, técnicas e ferramentas computacionais e equipes multidisciplinares, mas também sobre diversos projetos desenvolvidos em parceria com o setor da agricultura, inclusive, fomentação de startups e criação de aplicativos. Para saber mais e acessar a íntegra do programa, basta acessar o canal TV Filtros, no YouTube (www.youtube.com.br/tvfiltros).

Para o presidente da Abrafiltros, João Moura “o agronegócio tem ratificado ao mundo, principalmente no atual momento, sua importância socioeconômica. A ideia de abordar o tema, é reconhecer e sobretudo despertar para a necessidade da ampliação dos investimentos em um setor tão fundamental”. Ainda segundo Moura, durante a pandemia o segmento de filtros automotivos para a linha pesada, que envolve principalmente o setor de agronegócio, teve saldo relevante para fabricantes.

O próximo “Programa Filtra Ação”, que será realizado no dia 11 de dezembro, às 11h, abordará o “Cenário Econômico do Brasil e do mundo em 2021”, com professor Roberto Dumas Damas, especialista com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro doméstico e internacional. Os interessados podem acessar a TV Filtros, no YouTube. 

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

associados