NOTÍCIAS



6/29/2020

Programa Descarte Consciente Abrafiltros celebra 8 anos com participação da presidente da CETESB e convidados no “Programa Filtra Ação”



Para debater os avanços e desafios da logística reversa de filtros do óleo lubrificante automotivo, o “Programa Filtra Ação” recebe no dia 1º de julho,  João Moura, presidente da Abrafiltros; Marco Antonio Simon, gestor do programa; David Siqueira de Andrade, do Grupo Supply Service; e os convidados especiais, Dra. Patrícia Iglecias, presidente da CETESB, e João Luiz Potenza, assessor executivo da CETESB.

O Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, celebra 8 anos em 1º de julho, com programação especial no programa “Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em parceria com as revistas Meio Filtrante e TAE. 

Para comemorar o sucesso e apresentar os resultados e desafios do programa Descarte Consciente Abrafiltros, reconhecido pela gestão administrativa e cumprimento de metas pelos órgãos ambientais, o “Programa Filtra Ação” recebe no próprio dia 1º de julho, às 15 horas, o presidente da Abrafiltros, João Moura; o gestor de projetos e responsável pela coordenação do programa, Marco Antonio Simon; David Siqueira de Andrade, diretor-presidente do Grupo Supply Service, que atua na logística do programa; e como convidados especiais, a presidente da CETESB, Patrícia Iglecias; e o assessor executivo da CETESB, João Luiz Potenza.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros veio para atender as legislações ambientais, iniciadas por São Paulo. Tivemos o apoio da Diretoria, dos associados e da Supply Service, além da FIESP. No âmbito governamental, a CETESB teve atuação destacada e o sr. João Luiz Potenza acompanhou e orientou a Abrafiltros, desde a criação do programa em 2012. Hoje, contabilizamos a reciclagem de mais de 17,6 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, cumprindo as metas estabelecidas nos Termos de Compromisso de cada estado onde est&a acute; i mplementado”, afirmou João Moura, presidente da Abrafiltros. 

Atualmente, além de São Paulo, o programa está implantado no Paraná e Espírito Santo, e aguarda a tramitação governamental para início no Mato Grosso do Sul. Novos estados devem aderir ao programa, pois a Abrafiltros tem recebido novas consultas buscando mais detalhes e informações sobre o processo de adesão.

Na reciclagem dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, o metal é encaminhado para siderúrgicas; o óleo contaminado para rerrefino; e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética). Não há destinação de resíduos para aterros sanitários.

Participam do programa 19 empresas associadas: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtr os Fram; Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.; e Wega Motors Ltda.

Para assistir ao “Programa Filtra Ação” ao vivo, basta acessar o canal da TV Filtros no Youtube: www.youtube.com.br/tvfiltros
 
Informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros: www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br 

associados