NOTÍCIAS



9/25/2018

Abrafiltros apresenta Relatórios Anuais do programa Descarte Consciente Abrafiltros



Implantado nos estados de SP, PR, ES, programa de logística reversa pós-consumo de filtros do óleo lubrificante automotivo, elaborado pela Abrafiltros, cumpre determinações legais com a entrega dos Relatórios Anuais.

A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, enviou às Secretarias Estaduais de Meio Ambiente de São Paulo, Paraná e Espírito Santo, os Relatórios Anuais do programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros de óleo lubrificante automotivo, cumprindo, assim, as determinações legais estabelecidas nos Termos de Compromisso.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros vem avançando em cumprimento à legislação e especialmente todos os fabricantes e importadores detentores das marcas dos respectivos produtos, bem como aqueles que em nome destes realizam a montagem ou manufatura dos produtos, devem participar da logística reversa de filtros do óleo lubrificante automotivo”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros, acrescentando: “Estamos cumprindo a lei, dentro dos prazos e metas estabelecidas, em prol do meio ambiente”.

O programa teve início em julho de 2012, em São Paulo, estendendo-se para o Paraná, em fevereiro de 2013, e Espírito Santo, em 2015. No dia 26 de julho, a Abrafiltros protocolou no IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, a proposta de implantação do programa no referido estado, cumprindo o prazo regulamentar para a entrega do documento. O programa deve iniciar no Mato Grosso do Sul no primeiro trimestre de 2019, dependendo das tramitações legais. Desde 2012, já foram reciclados 11.474.272 filtros usados do óleo lubrificante automotivo até julho de 2018.

Marco Antonio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros e responsável pela coordenação do programa, explica que não há resíduos destinados a aterros sanitários no processo de reciclagem. “O óleo lubrificante usado contaminado é encaminhado para re-refino; as siderúrgicas recebem os metais, e os demais materiais são destinados ao coprocessamento e geração energética em cimenteiras”, comenta. O processo também não gera retorno direto para a cadeia de filtros.

Atualmente, participam do programa as seguintes empresas: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

“Novas empresas estão se mobilizando e em breve informaremos novas adesões”, explica Simon. “O cumprimento da legislação é importante para que as empresas evitem sanções ambientais, sendo que no Estado de São Paulo a comprovação do cumprimento da logística reversa é condição para a concessão e renovação da licença de operação”.

 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
(11) 4102-2000/99905-7008


associados