Descartáveis, os filtros automotivos merecem cuidado na hora da manutenção

13/11/2014

Filtros de ar, de óleo e de combustível são componentes essenciais para o funcionamento adequado do motor do veículo. Por isso, é necessário ficar atento e fazer periodicamente revisões.

Os filtros automotivos – de ar, combustível e óleo, devem estar em boas condições de uso, pois são fundamentais para o bom funcionamento do motor. “O filtro de ar, responsável por separar e excluir as partículas poluentes do ar aspiradas pelo motor, assegurando que o ar esteja sem impurezas ao chegar à câmara de combustão, quando saturado pode provocar o desgaste prematuro de peças, como bielas e pistões”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais). Segundo Moura, o filtro de ar, composto por fibra de papel celulose especial, perde a eficiência e acaba elevando o consumo de combustível, ocasionando maior emissão de gases à atmosfera, prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Com a finalidade de proteger o sistema de injeção e peças do motor de impurezas da gasolina, álcool ou diesel, o filtro de combustível também é essencial para o desempenho do veículo, pois, de acordo com Moura, quando carregado de partículas poluentes, pode causar entupimento dos bicos injetores e até queima a bomba elétrica de combustível. Já o filtro de óleo foi criado para reter poluentes do sistema de lubrificação, contribuindo para a preservação dos componentes do motor.

A recomendação é que os motoristas efetuem a manutenção dos filtros automotivos, dentro dos prazos estipulados pelos fabricantes. “A troca dos filtros deve ser feita de acordo com a determinação dos fabricantes, pois cumprindo os prazos determinados, há benefícios em todos os setores – saúde da população, meio ambiente e os veículos”, complementa.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável - Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 9905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

Assessoria de imprensa



Telefone: (11) 4102-2000
Contato: Majô Gonçalves e Solange Suzigan
E-mail: versocomunicacao@uol.com.br
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

ASSOCIADOS

Conheça nossos associados