Abrafiltros assina Termo de Compromisso para reciclagem dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo no estado de São Paulo

2/1/2013

A Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais - assinou em 20 de dezembro de 2012 o Termo de Compromisso para reciclagem dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo no estado de São Paulo, em atendimento à Resolução SMA 038 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 

 

João Moura (à esquerda), presidente da Abrafiltros, assina Termo de Compromisso para a coleta dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo em São Paulo, ao lado de Bruno Covas, secretário do Meio Ambiente.

 

A assinatura do Termo de Compromisso pelo presidente da Abrafiltros, João Moura, foi realizada em cerimônia com a presença de Bruno Covas, Secretário de Meio Ambiente; Rubens Rizek, Secretário Adjunto de Meio Ambiente; Otávio Okano, presidente da CETESB; Nelson Bugalho, Vice-Presidente da CETESB; Arnaldo Jardim (PPS), Deputado Federal e relator da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos; e Gilberto Natalini (PV), vereador amplamente conhecido pelo apoio às causas ambientais.

Prestigiaram a solenidade o Gestor de Projetos Marco Antônio Simon; Marcos Carneiro de Moura, Administrador da Abrafiltros; Rogéria Sene Cortez Moura, da agência L3ppm, editora da Revista e Portal Meio Filtrante; Fábio Afrodisio Lopes Peres, Gerente Financeiro Corporativo, Enrison Vinicius Cordeiro Ladeia, Product Manager e Rodolfo Cafer, Inspetor Técnico da MAHLE Metal Leve S.A.; Marco Aurélio Rangel, Diretor Geral da Cummins Filtration do Brasil; Débora Trindade, Gerente da Solixx Soluções Ambientais Ltda.; David Siqueira de Andrade, Diretor Presidente e Gabriela Oppermann, Gerente do Grupo Supply Service, que realiza a coleta e processamento dos filtros em São Paulo. 

Inicialmente serão abrangidos 12 municípios e pontos de coleta previamente determinados pela Abrafiltros segundo as características técnicas e logísticas do programa, nas cidades de Campinas, Diadema, Jundiaí, Piedade, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo, Sorocaba, Votorantim e Tapiraí.

O programa “Descarte Consciente Abrafiltros” foi iniciado em julho de 2012 no estado de São Paulo e está sendo desenvolvido como programa-piloto. A previsão é processar mais de 800.000 quilos de filtros até o término de 2014 e a coleta dos filtros acontece diretamente nos geradores dos resíduos - locais de troca do filtro do óleo lubrificante, como postos de combustível e auto centers – previamente determinados pela associação, considerando a quantidade de filtros usados normalmente produzida pelo gerador, a logística da operação e as metas propostas conforme o volume de filtros comercializados com marca própria pelas empresas signatárias. O conceito adotado é o de pontos de coleta, uma vez que de maneira geral, o consumidor brasileiro não tem por hábito a troca do filtro do óleo lubrificante automotivo em casa.

O programa Descarte Consciente Abrafiltros tem a participação de 13 empresas da Câmara Setorial de Filtros Automotivos da Abrafiltros: Affinia Automotiva Ltda./Filtros Wix; Cummins Fleetguard - Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda. – Divisão Motor Service Brazil; Magneti Marelli Cofap Autopeças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. - Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Sofape S/A - Filtros Tecfil/Vox; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda. As empresas participam do acompanhamento do programa, rateio dos custos de coleta e processamento, administrativos e de comunicação.

 

 

A coleta dos filtros usados está a cargo do Grupo Supply Service, sediado em Tapiraí (SP), que atua de forma pioneira há mais de 20 anos com a gestão de resíduos no país, incluindo filtros automotivos. A empresa é responsável pelo cadastramento e gerenciamento dos pontos de coleta, disponibilizando kits de coleta (tambores, big bags etc) e orientação aos geradores para armazenamento dos filtros usados segundo a NBR-12235/92 – Armazenagem de Resíduos Sólidos. Os filtros são coletados em período compatível com o volume de geração – quinzenal, mensal ou bimestralmente - com a reposição do kit de coleta e a emissão do Certificado de Coleta ao estabelecimento comercial, para comprovação junto às entidades de fiscalização ambiental. Todo o processo é acompanhado por sistema com registro informatizado.

O Termo de Compromisso estabelece metas gradativas visando a coleta e processamento dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, para que possam ser avaliadas as questões logísticas, operacionais e financeiras envolvidas, com especial atenção para o impacto econômico para o setor e o consumidor final, uma vez que diferente de outros resíduos, o custo de processamento é elevado e não resulta em benefício direto para a cadeia de filtros, por terem a classificação de Resíduo Perigoso Classe I.

No processo da reciclagem dos filtros, o metal é encaminhado para siderúrgicas para uso industrial; o óleo contaminado segue para empresas de rerrefino; e os demais componentes (elementos filtrantes, plásticos, borrachas) são destinados aos processos de incineração em usinas, cimenteiras e siderúrgicas, não havendo no desenvolvimento do programa, a destinação de resíduos em aterros sanitários.

O Termo de Compromisso permite a adesão de novas empresas, o que é de especial importância principalmente para fabricantes e importadores, que estarão cumprindo a legislação estadual. Os interessados deverão entrar em contato diretamente com a Abrafiltros, pelo e-mail secretaria@abrafiltros.org.br – Tel.: (11) 4475-5679.

 

Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais

 


 

AGENDA ABRAFILTROS 2016

Programe-se para as próximas reuniões da Abrafiltros

dez

15


jan

23


fev

22


mar

22


.........................................................


ASSOCIADOS

Conheça nossos associados