Abrafiltros assina Termo de Compromisso para reciclagem dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo no Paraná

11/12/2012

A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – assinou segunda-feira (10/12), na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o Termo de Compromisso para a realização de programa-piloto de coleta e processamento dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo no estado, em atendimento ao Edital de Chamamento 01/2012 da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná.

Participaram da solenidade o governador Beto Richa; João Moura, presidente da Abrafiltros; Jonel Iurk, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Edson Campagnolo, presidente da FIEP; e Luiz Tarcísio Mossato Pinto, presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Acompanharam o evento Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros; Carlos Renato Garcez, Coordenador de Resíduos Sólidos da SEMA/PR; Reginaldo Souza e Vinicio Bruni, Assessores Técnicos da SEMA/PR; David Peres de Andrade e Carlos Sarubbi, diretores da Geoquímica, empresa do grupo Supply Service que ficará responsável pelas atividades de coleta e processamento dos filtros no estado.

Denominado “Descarte Consciente Abrafiltros”, o programa será iniciado no Paraná a partir de fevereiro de 2013 e tem como meta a reciclagem de aproximadamente 400 mil quilos de filtros usados do óleo lubrificante automotivo até 2015, com metas gradativas estabelecidas entre a Abrafiltros e a SEMA/PR.

O programa Descarte Consciente Abrafiltros foi iniciado em julho de 2012 no estado de São Paulo e tem a participação de 13 empresas da Câmara Setorial de Filtros Automotivos da Abrafiltros, integrantes dos Termos de Compromisso estaduais: Affinia Automotiva Ltda./Filtros Wix; Cummins Fleetguard - Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda. – Divisão Motor Service Brazil; Magneti Marelli Cofap Autopeças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. - Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Sofape S/A - Filtros Tecfil/Vox; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda. As empresas participam do acompanhamento do programa, rateio dos custos de coleta e processamento, administrativos e de comunicação.

As empresas participantes dos Termos de Compromisso estão em conformidade com o cumprimento das legislações de responsabilidade pós-consumo dos filtros automotivos em vigor no país. “A Abrafiltros está aberta à participação de novas empresas, sendo importante que fabricantes e importadores se conscientizem da importância do atendimento à legislação, tanto pelo aspecto positivo para o meio ambiente, como para evitar futuras multas pelo descumprimento da lei”, explica João Moura. “Esse é um passo novo tanto para as empresas quanto para o próprio governo, por isso buscamos estabelecer bases viáveis para o setor, de forma que possamos avaliar as implicações logísticas e financeiras envolvidas com o processo de reciclagem, que certamente é um caminho sem volta e abrangerá outros estados no país”.

 

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais

João Moura (à esquerda), presidente da Abrafiltros, assina Termo de Compromisso em conjunto com Jonel Iurk (ao centro), secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Luiz Tarcísio Mossato Pinto, presidente do Instituto Ambiental do Paraná.


Assinatura do Termo do Compromisso no Paraná. Da esquerda para direita: Edson Campagnolo, presidente da FIEP; David Peres de Andrade e Carlos Sarubbi, diretores da Geoquímica; Jonel Iurk, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; João Moura, presidente da Abrafiltros; Carlos Renato Garcez, Coordenador de Resíduos Sólidos da SEMA/PR; Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros; Vinicio Bruni e Reginaldo Souza, Assessores Técnicos da SEMA/PR.

AGENDA ABRAFILTROS 2016

Programe-se para as próximas reuniões da Abrafiltros

dez

15


jan

23


fev

22


mar

22


.........................................................


ASSOCIADOS

Conheça nossos associados