Programa Descarte Consciente Abrafiltros ultrapassa marca de 10 milhões de filtros reciclados

12/4/2018

Programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo está implantado nos Estados de São Paulo, Paraná e Espírito Santo.


O Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, criado pela Abrafiltros –Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, alcançou a marca de 10.403.507 filtros reciclados de 2012 até março de 2018. O programa está presente nos estados de São Paulo, Paraná e no Espírito Santo, e em fase de estudo para implantação no Mato Grosso do Sul.
 
Para 2018, a previsão somando os três estados onde o programa está implantado, é reciclar mais de 3 milhões de filtros usados. “O programa vem evoluindo a cada ano pela união de empresas do segmento de filtros automotivos, o que favorece a logística e minimiza os custos da operação, pela gestão unificada realizada pela Abrafiltros”, explica João Moura, presidente da associação.
 
Com a recente decisão de diretoria da CETESB n°076/2018/C, de 03 de abril, que estabelece a incorporação da logística reversa no âmbito do licenciamento ambiental no Estado de São Paulo, em atendimento a Resolução SMA 45, de 23 de junho de 2015, as empresas não aderentes a um Termo de Compromisso de Logística Reversa vigente devem cumprir as mesmas metas proporcionais estabelecidas para o setor. A obrigatoriedade se aplica a fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores, sujeitos ao licenciamento ambiental pela CETESB.
 
No caso dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, a meta estipulada para 2018 em São Paulo é de 20% de coleta em 13,5% dos municípios (87 cidades) e sobe para 26% dos filtros comercializados no Estado até 2021, abrangendo 21,5% dos municípios (139 cidades). Moura destaca que os mesmos números proporcionais deverão ser comprovados pelas empresas não aderentes ao Termo de Compromisso vigente, ou seja, quem não está dentro de um programa como o da Abrafiltros, por exemplo, precisará cumprir as determinações da CETESB para a renovação do licenciamento.
 
Atualmente, participam do programa 15 empresas associadas: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.
 
Mais detalhes sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros estão disponíveis no site www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais - tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes - ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Assessoria de imprensa



Telefone: (11) 4102-2000
Contato: Majô Gonçalves e Solange Suzigan
E-mail: versocomunicacao@uol.com.br
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

ASSOCIADOS

Conheça nossos associados