No mês do meio ambiente, Programa Descarte Consciente Abrafiltros atinge a marca de 8 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo reciclados

5/6/2017

Abrafiltros defende maior adesão de empresas em cumprimento à legislação ambiental

 

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente vem para mostrar a necessidade de minimizar os impactos da sociedade no planeta.  As leis ambientais de logística reversa de produtos usados já exigem que cada um faça a sua parte.

 

Na cadeia automotiva, fabricantes, distribuidores, importadores, reparadores e varejistas precisam contribuir com a sustentabilidade. Para colaborar com a preservação ambiental e atender a legislação, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, criou, em julho de 2012, inicialmente em São Paulo, o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que atinge, em maio de 2017, a marca de 8 milhões de filtros reciclados.

Selo Descarte Consciente Abrafiltros_

 

“O programa é de grande importância para o meio ambiente e demonstra o comprometimento da Abrafiltros e empresas associadas com a logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros. Segundo Moura, é de fundamental importância que toda a cadeia se envolva com o programa. A logística reversa estabelece a responsabilidade compartilhada de fabricantes, importadores, comerciantes, distribuidores e consumidores, o que ainda está distante da realidade.

 

“Atualmente o programa é totalmente custeado pelas empresas associadas à entidade, que cumprem a legislação em vigor, o que acaba criando uma condição desigual de mercado. Por isso, é importante que os órgãos governamentais criem mecanismos de fiscalização para que mais empresas sejam obrigadas a cumprir a legislação e façam parte dos termos de compromissos firmados com as secretarias de meio ambiente. Além de contribuírem para uma educação ambiental melhor e diluir os custos, se houver maior adesão de empresas, será possível elevar a abrangência deste trabalho”, diz Moura.

 

Ele esclarece que no caso dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, não há retorno direto ou reaproveitamento de resíduos para a própria cadeia produtiva, e que os custos de coleta e reciclagem são elevados. “O crescimento do programa ocorrerá gradativamente em bases sustentáveis de viabilidade logística e econômica, sendo fundamental maior adesão de empresas nesse processo para não penalizar as que participam do programa”, comenta.

 

Até 2016, o programa alcançou o recorde de 7.044.919 filtros reciclados, com a inclusão dos Estados do Paraná, em fevereiro de 2013, e do Espírito Santo, em julho de 2015.

 

A coleta e reciclagem são realizadas pelo Grupo Supply Service. Participam do programa 15 empresas associadas à Abrafiltros – Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Rheimentall Automotive  – Divisão Motorservice Brazil; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Robert Bosch Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda. / Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; Scania Latin America Ltda; e Wega Motors Ltda.

 

A meta para 2017 é coletar 1.009.350 kg de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em 123 municípios dos três estados, equivalente à reciclagem de 2.588.077 filtros usados do óleo lubrificante automotivo. 

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.


Fonte: Verso Assessoria de Imprensa


AGENDA ABRAFILTROS 2016

Programe-se para as próximas reuniões da Abrafiltros

dez

15


jan

23


fev

22


mar

22


.........................................................


ASSOCIADOS

Conheça nossos associados