Marelli e Bosch estão em peso no Fiat Argo

5/6/2017

Os fabricantes de sistemas e autopeças Magneti Marelli e Bosch estão entre os fornecedores de tecnologias para o novo Fiat Argo. Entre os destaques da Marelli estão o câmbio automatizado GSR, o sistema de partida a frio ECS, que dispensa o tanquinho de gasolina, e o quadro de instrumentos com display digital de alta resolução.

A Bosch entrega para o Fiat Argo o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), o assistente de partida, e o Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (iTPMS).

O câmbio Magneti Marelli GSR é uma evolução da transmissão automatizada Dualogic, mas também usa como base uma caixa manual de cinco marchas. O sistema de partida a frio Marelli ECS (sigla de Ethanol Cold System) estreou em 2016 nos novos Uno com motor Firefly. Segundo a empresa, garante partidas a -8 graus célsius, reduz emissões e utiliza menos de 0,5% da capacidade total da bateria em temperaturas mais baixas.

O ECS é composto por coletor de admissão, corpo de borboleta e válvula cânister, galeria de combustível e bicos injetores, além da unidade de controle de aquecimento e dois aquecedores de combustível.

Entre os itens que a Marelli fornece para o Argo há também faróis, lanternas e pedais. A empresa desenvolveu todo o sistema de exaustão e fornece o coletor de escape com catalisador integrado.

Da Bosch, o controle de estabilidade ESP monitora a todo o instante o comportamento do veículo. Quando percebe uma situação crítica, o sistema reage de imediato, independentemente da ação do motorista, utilizando seletivamente o freio de cada roda para pôr o carro de volta no rumo certo. Isso ocorre pela intervenção de centrais eletrônicas de alta capacidade. O ESP não só inicia a correção de trajetória pelos freios como também pode interferir no funcionamento do motor, reduzindo a potência que chega às rodas.

O assistente de partida em rampa também funciona em conjunto com os freios. Durante uma saída de garagem no subsolo, por exemplo, o sistema impede que o carro desça naquele meio tempo em que o motorista tira o pé direito do freio e o coloca no acelerador.

O monitoramento de pressão dos pneus ajuda sobretudo na segurança porque utiliza sensores de velocidade presentes nas rodas. Eles monitoram o raio efetivo dos pneus e também extraem a frequência de ressonância. As informações permitem detectar um pneu murcho ou furado.

Uma vez que identifica perda de pressão, o iTPMS alerta o motorista no painel do carro. Outro benefício do sistema é a redução de consumo de combustível e do desgaste dos pneus.

Fonte: Automotive Business

AGENDA ABRAFILTROS 2016

Programe-se para as próximas reuniões da Abrafiltros

set

21


out

26


nov

23


dez

15


.........................................................


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23ª edição Seminário da Reposição Automotiva acontece no dia 10 de outubro

Convocação para a Reunião Abrafiltros dia 17/08/2017, CEPB-Centro Empresarial Pereira Barreto - Santo André - São Paulo - Brasil

Mercedes-Benz fornece motores brasileiros para o Grupo Daimler

ExpoPostos & Conveniência 2017começará no próximo dia 15 com a presença de autoridades do setor de combustíveis

Expositor leva à Fenasucro tecnologias que reduzem custos de manutenção e aumentam produtividade

Cenários 2025 mostram futuro do setor automotivo brasileiro

Mercedes crescerá mais de 7,5% em automóveis

GM anuncia investimento em Gravataí

Ford chega a 3 milhões produzidos em Camaçari

Motorservice oferece amplo portfólio de componentes motor das marcas KS, Pierburg e BF para o mercado de reposição

Confiança do industrial volta a crescer em julho

Quatro motivos para ficar atento ao filtro de ar-condicionado no inverno

Filtro de ar da BMC garante melhor performance à motocicletas

Ferro e manganês na água: filtro desferrizador é ideal para remoção

Conhecimento profissional é um dos destaques da FEBRAVA

Reunião Abrafiltros dia 20/07/2017, CEPB-Centro Empresarial Pereira Barreto - Santo André - São Paulo - Brasil

Scania tem maior ganho de participação

Mercedes-Benz aumenta exportações de caminhões em 44% no primeiro semestre

Filtros de cabine preservam a eficiência do veículo e a saúde do condutor

CUMMINS BRASIL ANUNCIA INÍCIO DAS INSCRIÇÕES PARA 5ª TURMA FORMARE.

ASSOCIADOS

Conheça nossos associados