NOTÍCIAS



4/6/2017

Abrafiltros apresenta resultados e metas do programa Descarte Consciente no Paraná



Somente no Paraná, o programa reciclou 1.707.571 filtros usados do óleo lubrificante automotivo de 2013 a 2016, com investimento de mais de
R$ 2 milhões no Estado.

 

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, por meio do gestor de projetos da entidade, Marco Antônio Simon, apresentou os resultados do programa Descarte Consciente Abrafiltros de 2013 a 2016 no Paraná, bem como as metas até 2019 na reunião do R20, grupo que trabalha na gestão associada dos municípios paranaenses na implementação da política nacional e estadual de resíduos.

A reunião teve a participação recorde de 175 pessoas, com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti; a deputada estadual Maria Victória; o vice-presidente da Fecomércio/PR, Paulo César Naulack; Vinício Bruni, coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente; e Carlos Alberto Sarubbi, diretor da Geoquímica, empresa do grupo Supply Service responsável pela operação logística do programa Descarte Consciente Abrafiltros no Paraná, entre outras personalidades.

Reunião R20_

Carlos Alberto Sarubbi, Vinício Bruni e Marco Antônio Simon

 

Desde a implantação no Paraná em fevereiro de 2013 até o término de 2016, foram recolhidos pelo programa 665.952,60 kg de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, equivalentes a 1.707.571 filtros reciclados (peso médio 0,390 kg), com investimento de mais de R$ 2 milhões no Estado.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros sempre superou as metas estabelecidas, foi renovado no ano passado e teve aprovação dos resultados de 2014 e 2015, conforme ofício recebido em dezembro da SEMA-PR”, comenta Simon. “Isso demonstra o comprometimento da Abrafiltros e empresas associadas com a logística reversa e o meio ambiente, sendo importante ressaltar que o crescimento do programa deve ocorrer gradativamente em bases sustentáveis de viabilidade logística e econômica, uma vez que o processo de reciclagem é de alto custo e não há retorno direto para a cadeia de filtros”, explica.

Na reciclagem, o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo lubrificante usado contaminado segue para o rerrefino e todo o restante – elementos filtrantes, vedações etc – é enviado para coprocessamento em cimenteiras para geração energética, processo que é custeado integralmente pelas empresas participantes.

Para 2017, a previsão é que sejam reciclados 240.600 kg de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no Paraná, sendo que o programa está implantado em 33 municípios, com a coleta dos filtros realizada principalmente em postos de combustível conforme os volumes gerados pelos estabelecimentos comerciais.

 

Histórico e resultados

O programa Descarte Consciente Abrafiltros teve início em julho de 2012 no Estado de São Paulo em atendimento à Resolução SMA 038/2011, que estabeleceu a logística reversa pós-consumo dos filtros do óleo lubrificante automotivo no Estado, entre outros produtos.  No Paraná, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, publicaram em 2012 o Edital de Chamamento 01/2012, visando a implantação da logística reversa pós-consumo nos mesmos moldes, para início em 2013. Em julho de 2015 o programa chegou ao Espírito Santo em atendimento ao Edital de Chamamento Público no 002/2014 – SEAMA/ES.

No total, o programa já reciclou mais de 7 milhões de filtros do óleo lubrificante automotivo e conta com a participação de 15 empresas: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda. – Divisão Motor Service Brazil; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./ Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Segundo Simon, a expansão do programa está atrelada a alguns fatores, entre os quais a maior responsabilização de empresas pelo Estado e municípios, com o cumprimento da legislação e participação efetiva nos sistemas de logística reversa.

Durante a reunião no Paraná, Simon defendeu que estados e municípios incluam a comprovação de participação em sistemas de logística reversa para que as empresas possam participar de licitações públicas. “Isto favoreceria a geração de recursos para a expansão das metas, já que o custo da logística reversa é elevado para as empresas participantes, uma vez que no caso dos filtros do óleo lubrificante automotivo, por exemplo, não há nenhum tipo de retorno direto ou reaproveitamento de resíduos para a própria cadeia produtiva”, ressalta.

 Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.


Fonte: Verso Assessoria de Imprensa



associados