NOTÍCIAS



3/2/2016

Programa de logística reversa da Abrafiltros já reciclou mais de 4 milhões de filtros de óleo lubrificante usados



Abrafiltros já reciclou mais de 4 milhões de filtros de óleo lubrificante usados 

Desde 2012, foram reciclados 1.845.049,70 kg de filtros de óleo lubrificantes usados, o que representa 4.730.897 unidades. Em 2016, mais de 898.400 kg devem ser reciclados, equivalente a 2.303.595 filtros. 

O Descarte Consciente da Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais - programa de logística reversa pós-consumo de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, já reciclou 1.845.049,70 kg de filtros de 2012 a 2015, o equivalente a 4.730.897 unidades recicladas (média 0,39 kg). Só no ano passado, foram reciclados 735.627,09 kg de filtros, o equivalente a 1.886.224 filtros reciclados (média 0,39 kg/filtro). 

“Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor automobilístico, a Abrafiltros está comprometida com a logística reversa de filtros de óleo lubrificante usados em prol do meio ambiente. Mesmo com o elevado custo envolvido por não haver retorno direto para a cadeia de filtros, empresas do setor, com o suporte do Grupo Supply Service operando em logística, estão cumprindo com as metas do programa”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros. Mas, segundo Moura, é fundamental que mais empresas, sejam fabricantes, importadores ou montadoras, cumpram a legislação ambiental e façam sua adesão ao programa, não só para diminuição de custos, mas também porque é de grande relevância para o meio ambiente. “A responsabilidade é compartilhada por todos os integrantes da cadeia logística, mas isto ainda é uma realidade distante para o setor”, ressalta. 

Hoje, 16 empresas participam do programa: Affinia Automotiva Ltda./Filtros Wix; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda. – Divisão Motor Service Brazil; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. - Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.  
Iniciado em 2012 em São Paulo, o projeto conduzido pela Abrafiltros está avançando gradativamente e se estendeu para os estados do Paraná e mais recentemente Espírito Santo. 
Para 2016, a previsão é de que mais de 898.400 kg seja reciclados, o que representa 2.303.595 filtros. “Com este resultado, vamos alcançar 22% de aumento no volume de filtros reciclados em relação a 2015”, finaliza.  

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor. 

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
www.versoassessoriadeimprensa.com.br 


associados