NOTÍCIAS



6/5/2018

Programa Descarte Consciente Abrafiltros é destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente




Programa de logística reversa pós-consumo já ultrapassou a marca de 10 milhões de filtros do óleo lubrificante automotivo reciclados. Programa está implantado nos estados de SP, PR, ES e em fase de estudo para implantação no MS.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é uma data propícia para destacar ações sustentáveis. A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, que desde 2012 realiza o Programa Descarte Consciente para reciclagem de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, destaca como o trabalho de logística reversa pós-consumo tem avançado no País. Com a participação de 15 empresas do setor, o programa já ultrapassou a marca de 10 milhões de filtros reciclados e está em operação nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e em estudo para implan tação no Mato Grosso do Sul – o que deve ocorrer em 2019 – em cumprimento das legislações ambientais estaduais.  
 
Os programas de logística reversa deverão ganhar novo impulso no estado de São Paulo com a decisão da Diretoria da CETESB n°076/2018/C, de 03 de abril de 2018, que estabeleceu a incorporação da logística reversa no âmbito do licenciamento ambiental, em atendimento a Resolução SMA 45, de 23 de junho de 2015. Assim, todas as empresas das cadeias produtivas elencadas na legislação terão de participar dos sistemas de logística reversa. já que a legislação considera como fabricantes “os detentores das marcas dos respectivos produtos, bem como aqueles que em nome destes realizam o envase, a montagem ou manufatura dos produtos”.
 
“A exigência tem por base a responsabilidade compartilhada de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, o que deve ampliar o número de empresas participantes em programas de logística reversa, como o da Abrafiltros”, afirma o presidente da associação, João Moura.
  
As empresas que participam do Programa de Descarte Consciente Abrafiltros, por exemplo, já estão obedecendo às novas regras da Cetesb no Estado de São Paulo, com a vantagem de obter diminuição de custos, já que o trabalho é realizado com a gestão da associação e por empresa contratada para o processamento e destinação ambientalmente adequada dos filtros descartados, classificados como Resíduos Perigosos Classe I, devido ao óleo lubrificante usado contaminado (OLUC).
 
Os filtros do óleo lubrificante automotivo são um dos inúmeros componentes que equipam o veículo e que devem ter a logística reversa. O Brasil possui hoje 43,4 milhões de veículos em circulação, sendo que o estado de São Paulo concentra 36,8% desse total, conforme dados do estudo da frota circulante do Sindipeças.
  
Atualmente, participam do programa as seguintes empresas: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.
 
E em comemoração ao mês do meio ambiente e também aos seus 12 anos de fundação, a Abrafiltros promoverá no dia 21 de junho no Ciclo de Palestras 2018, a palestra com o tema “Legislação e práticas de logística reversa pós-consumo no Brasil”, ministrada pelo especialista na área e gestor do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, Marco Antônio Simon.
  
A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site www.abrafiltros.org.br/inscricao.
 
Serviço:
CICLO DE PALESTRAS ABRAFILTROS 2018
Palestra: Legislação e práticas de logística reversa pós-consumo no Brasil Palestrante: Marco Antônio Simon
Data: 21/06/2018 (quinta-feira)
Horário:  11h00 às 12h30
Local: AUDITÓRIO – CENTRO EMPRESARIAL PEREIRA BARRETO
Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André (SP)
Inscrições gratuitas: www.abrafiltros.org.br/inscricao
 
Para saber mais detalhes do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, inclusive como participar, acesse o site www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.
 
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes  ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
  
Para baixar imagens, basta acessar http://versoassessoriadeimprensa.com.br/programa-descarte-consciente-abrafiltros-e-destaque-no-dia-mundial-do-meio-ambiente/
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br 
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br 
https://www.facebook.com/verso.assessoria


associados